Em pleno 2017 ainda tem gente que acha que o universo dos quadrinhos é formado apenas por homens. Não é à toa que o coletivo Lady’s Comics, que atua na área a aproximadamente 7 anos, está em seu terceiro evento, trabalhando a representação da mulher nas HQs, o mercado e produção feminina na arte.

Em parceria com a Quanta Academia de Artes, e em uma versão menor, o Encontro Lady’s Comics traz, pela primeira vez, convidadas, exposição, oficinas, palestra, feira e muito debate para a capital paulista. A atividade acontecerá nos dias 6 e 7 de maio com entrada gratuita, as inscrições estão abertas e podem ser feitas por telefone ou no local do evento.

Nomes importantes da nona arte no Brasil marcam presença em conversas que abordam etapas dos quadrinhos, desde a criação até a venda. Falar sobre mercado e atuação auxilia no aprimoramento do trabalho das profissionais da área, contribuindo para uma formação crítica e criativa. Também incentiva o contato com o público, possibilitando o interesse de novos leitores e movimentando o cenário das mulheres e dos quadrinhos no Brasil.

Dentre as convidadas está Mariza Dias Costa, uma das mais importantes e influentes ilustradoras da imprensa brasileira (Pasquim e Folha de São Paulo). Conta também com a participação da colorista Cris Peter e a roteirista Petra Leão (Turma da Mônica Jovem). Diferentes gerações de artistas se encontram para trocar experiências profissionais e mostrar que há muito tempo mulheres fazem e leem quadrinhos.

Exposição “Chicks on Comics” é um dos destaques da programação

O “Encontro Lady’s Comics na Quanta” traz ainda a mostra inédita em São Paulo “Chicks on Comics”, que já passou por Berlim e Argentina. A exposição é formada por um coletivo de nove quadrinistas de língua espanhola que atuam desde 2008 no site chicksoncomics.tumblr.com. Clara Lagos, Power Paola, Maartje, Sole Otero, Caro Chinaski, Anna BB, Delius, Chiquinha e Julia Homersham apresentarão suas obras aos paulistas.

“Muitas usam o humor em suas tiras e são nove artistas com traços bem diferenciados, o que deixa o trabalho ainda mais rico. Será uma exposição pequena do coletivo, mas podemos garantir ao público um passeio criativo e descontraído pelos quadrinhos latinos e europeus”, prometem as curadoras.

Quem estiver presente no encontro também terá a oportunidade de conhecer com exclusividade o Quati (Quadrinhos, educação, traços e imaginação) – projeto que contempla o público infantil e educadores, por meio de oficinas de incentivo à leitura, uso da arte sequencial em sala de aula e produção de história em quadrinhos. A iniciativa do coletivo tem oficina voltada para educadores com o objetivo de contribuir para o uso das HQs em sala de aula.

Esse é só um pequeno pedaço de uma programação intensa, pensada com carinho para contemplar os apaixonados por quadrinhos. Todas as atividades, bem como convidadas e mais informações estão no site do evento ladyscomics.com.br/quanta.

Encontro Lady’s Comics na Quanta
6 e 7 de maio, sábado e domingo, de 10h às 20h
Inscrições por telefone ou presencialmente no local do evento

Quanta Academia de Artes
Rua Dr. José de Queiros Aranha, 246 – próximo ao metrô Ana Rosa
São Paulo – SP
(11) 5083-8425

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/04/laydscomics-quanta-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/04/laydscomics-quanta-1-150x150.jpgRenato Lebeauprograme-seAnna BB,Caro Chinaski,Chiquinha,Clara Lagos,Cris Peter,Delius,Julia Homersham,Lady's Comics,Maartje,Mariza Dias Costa,Petra Leão,Power Paola,Quanta Academia de Artes,Sole OteroEm pleno 2017 ainda tem gente que acha que o universo dos quadrinhos é formado apenas por homens. Não é à toa que o coletivo Lady’s Comics, que atua na área a aproximadamente 7 anos, está em seu terceiro evento, trabalhando a representação da mulher nas HQs, o mercado...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe