Achei muitas informações sobre o Dia da Animação em São Paulo, então abaixo coloco algumas que falam aonde estão acontecendo as ebibições e quando serão, e é claro o site de origem da notícia.

Visto no Neorama

Dia da Animação em São Paulo pela ABCA e Istituto Europeo di Design

Istituto Europeo di Design sedia o Dia Internacional da Animação: Mostra Curta Metragem de animação nacionais e internacionais

A mostra, organizada pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) acontece no dia 28 de outubro e será comemorado no mundo inteiro, através de eventos organizados por associações ligadas a ASIFA – Association International du Film D’Animation. Os eventos acontecem nos cinco continentes, em várias cidades de vários países (no ano passado foram 36 países).

A comemoração deste dia acontece no Brasil, em várias cidades, com sessões de filmes de animação nacionais e estrangeiros, um panorama com o que melhor se produziu no ano. Cada cidade organiza também programas próprios, com exposições, workshops, palestras e debates.

Este ano a ABCA promove em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, João Pessoa, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Dia 28 de Outubro de 2006 – 19:00h
Istituto Europeo di Design
Rua Maranhão, 617 – Higienópolis – São Paulo
Entrada gratuita – vagas limitadas
Confirmações pelo telefone 3660-800

Visto no Neorama
___________________________

Visto no Folha Uol

SP comemora Dia Internacional da Animação com eventos no sábado

Neste sábado (28), as comemorações do Dia Internacional da Animação garantem a diversão do paulistano. Espaços culturais da capital exibirão sessões de curtas e longas-metragens de animação de diversos países.

O Dia Internacional da Animação foi instituído em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa), em comemoração da primeira exibição do teatro ótico de Émile Reynaud, no museu Grévin de Paris, no dia 28 de Outubro de 1892 –três anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiére. Foi a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo.

A data é celebrada internacionalmente –no ano passado, 36 países participaram. A Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) comanda as comemorações por aqui, com eventos em 18 cidades brasileiras, todos com entrada franca. Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Natal, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre outras, terão programação especial (clique aqui para conferir a agenda nacional).

Na capital paulista, o quartel-general dos fãs de animação será no Istituto Europeo di Design ((r. Maranhão, 617, Higienópolis, tel. 0/xx/11 3660-8000). “Serão duas sessões de uma hora cada”, adianta Fábio Yamaji, um dos coordenadores do evento. A primeira trará sete curtas nacionais, enquanto a segunda terá títulos internacionais (canadenses e portugueses).

O evento começa às 19h. A entrada é gratuita, mas é preciso se inscrever por telefone ou pessoalmente.

Outra opção é o Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, tel. 0/xx/11 3113-3651 e 3113-3652), que terá às 15h uma sessão de “O Castelo Animado” (“Hauru no Ugoku Shiro” / “Howl’s Moving Castle”), longa-metragem do mestre japonês Hayao Miyazaki (“A Viagem de Chihiro”, Oscar de animação em 2003). O ingresso custa R$ 4 (meia-entrada a R$ 2).

Mostra

A 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo também traz animações para os fãs do gênero. Entre os títulos internacionais estão os curtas “Cartão Postal”, “Vale Paraíso” e “A Última Saída” e o longa “Una Película de Huevos”.

Já “A Scanner Darkly” é um filme rodado da forma convencional e tratado posteriormente para assumir ares de animação.
Visto no Folha Uol
________________________

Visto no ABCA.ORG

Pelo quarto ano consecutivo acontecerá em São Paulo, Capital, o Dia Internacional da Animação – através da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA.

Duas valiosas parcerias tornam esta festa possível:

O IED – Istituto Europeo di Design (www.iedbrasil.com.br) repete a bem sucedida parceria de dois anos e contribui oferecendo a produção do material gráfico do evento mais o caprichado coquetel.

Já a Cinemateca Brasileira nos disponibiliza a confortável e moderna sala BNDES para a projeção de quatro programas de curtas de animação: Mostra Infantil (às 15:30h), Mostra Paulista (às 17:30h), Mostra Internacional e Mostra Nacional (às 19:30h). Um telão no jardim da Cinemateca exibirá os filmes simultaneamente.

4 dos curtas selecionados para o programa Nacional são da capital paulista. Os diretores presentes apresentarão seus filmes antes da sessão.

Os seguintes apoiadores colaboram na divulgação do evento:
Livraria Cultura
Rain Cinema Digital
Sesc TV
Cinesesc
Reserva Cultural
HSBC Belas Artes
Fábrica de Quadrinhos
Universidade Anhembi-Morumbi
Faculdade Cásper Líbero

Local: Cinemateca Brasileira / Sala BNDES
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Horário: 19:30 horas

Coordenação:

Fábio Yamaji
[email protected]
11 – 9695.2778

Lorena Martins
[email protected]
11 – 8111-1895

Renato Lebeauprograme-seABCA,animação,Istituto Europeo di DesignAchei muitas informações sobre o Dia da Animação em São Paulo, então abaixo coloco algumas que falam aonde estão acontecendo as ebibições e quando serão, e é claro o site de origem da notícia. Visto no Neorama Dia da Animação em São Paulo pela ABCA e Istituto Europeo di Design Istituto Europeo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe