Desnquadradas_logosnovas_Artboard 3Nos dias 21 e 22 de novembro, o Porto Iracema das Artes recebe mesas de debate, sessões de autógrafos e oficinas ministradas por artistas de todo o Brasil

A Escola Porto Iracema das Artes e o Instituto Dragão do Mar realizam nos dias 21 e 22 de novembro a primeira edição do [Des]enquadradas: Repensando e Recriando a Atuação Feminina no Mercado de Ilustração e Quadrinhos no Brasil, evento tem como foco discutir a nova relação de consumo e produção de quadrinhos e ilustrações feitos por mulheres e para mulheres.

O encontro reunirá quadrinistas, ilustradoras e roteiristas reconhecidas regional e nacionalmente em programação com mesas de debate, sessões de autógrafos e oficinas e conta com artistas de vários lugares do Brasil, com Ana Luiza Koehler, Cris Peter, Mariamma Fonseca, Lovelove6, Evelyn Queiroz e Blenda Furtado.

Feira do Mar-03A cada ano, o mercado consumidor e produtor de quadrinhos cresce, reforçando e legitimando padrões de comportamento e beleza femininos para atrair o público predominantemente masculino. Felizmente, para Rute Aquino, uma das idealizadoras do evento, esse cenário cultural e mercadológico vem se modificando: “Hoje, as mulheres leem mais e produzem mais quadrinhos. E se por um lado, elas vêm ganhando mais espaço no mercado editorial formal, muitas delas ainda publicam seus trabalhos de forma independente. O [Des]enquadradas, portanto, vem na perspectiva de romper rótulos e enquadramentos pré-estabelecidos nesse meio, através de um debate saudável e produtivo acerca da presença da figura feminina nas histórias e nos estúdios”.

Ilustraporto_Abertura-05-05_NOVOEm paralelo à programação do [Des]enquadradas, a Escola Porto Iracema das Artes realiza o Ilustra Porto, 1º Salão de Ilustração do Porto Iracema das Artes, expondo trabalhos de alunos e ex-alunos da escola, e a Feira do Mar, espaço dedicado à venda de produtos, fanzines e livros de quadrinistas, zineiras e ilustradoras. No local também serão realizadas sessões de autógrafos com autoras convidadas, como Sirlanney Nogueira e Cristiane Peter.

O evento é uma realização da Escola Porto Iracema das Artes e Instituto Dragão do Mar, possui apoio da Rádio Universitária FM e Zip – Escritório e Informática e patrocínio do Estúdio Daniel Brandão.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições para as oficinas devem ser feitas por meio do site www.portoiracemadasartes.org.br a partir do dia 10 de novembro. As mesas de debate não exigem inscrição prévia, mas estão sujeitas à lotação. Confira a programação completa, clicando aqui.

[Des]enquadradas: Repensando e Recriando a Atuação Feminina no Mercado de Ilustração e Quadrinhos no Brasil
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: 21 e 22 de novembro, das 09h às 21h
Entrada gratuita.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/Desnquadradas_logosnovas_Artboard-31.pnghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/Desnquadradas_logosnovas_Artboard-31-300x212.pngRenato Lebeauprograme-seAna Luiza Koehler,Blenda Furtado,Cris Peter,Evelyn Queiroz,Instituto Dragão do Mar,Lovelove6,Mariamma Fonseca,Porto Iracema das Artes,[Des]enquadradasNos dias 21 e 22 de novembro, o Porto Iracema das Artes recebe mesas de debate, sessões de autógrafos e oficinas ministradas por artistas de todo o Brasil A Escola Porto Iracema das Artes e o Instituto Dragão do Mar realizam nos dias 21 e 22 de novembro a primeira...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe