curso_mario_mancuso_01

Para quem quiser aproveitar o primeiro mês do ano para fazer algo diferente, Mario Mancuso convida para participar do Curso de Roteiro e Oficina de Criação de Histórias, ministrado por ele na Abra Pinheiros.

Serão aulas teóricas e práticas, com exercícios onde serão analisados diversos exemplos de filmes, livros, quadrinhos, teatros, etc, na formação e condução de uma boa história.

O curso trará casos de trabalhos de Mário Mancuso em vídeos institucionais e de propaganda, animações, curtas, HQs e projetos em desenvolvimento.

O curso é apostilado e informações sobre matriculas e valor do investimento (alunos da UNIP tem desconto com apresentação da carteirinha), liguem para 3081-5180, falar com Jeferson ou Célia.

Abaixo está o conteúdo completo do curso.


curso_mario_mancuso_02

Curso de Roteiro PARA HQ, TV E CINEMA com Mario Mancuso

Duração: 45 horas
Do dia 12 de janeiro ao dia 30 de janeiro, de segunda a sexta.

Objetivo:
Ensinar, através da teoria e da prática, os principais recursos para a criação de histórias, bem como a escrita de livros, roteiros para histórias em quadrinhos, TVe cinema.
O curso vai abordar, de maneira profunda, a criação de tramas, personagens, contextualização, ritmo e narrativa, utilizando apostila especialmente desenvolvida, livros de referências e análise de obras.

Horário:
Depende da turma que fechar mas o mais provavel é das 19h as 22h

Público-alvo:
O curso é destinado a estudantes das áreas de Comunicação, Quadrinhos, Cinema e todas as pessoas interessadas em adquirir conhecimentos sobre o assunto ou aprender a escrever e produzir histórias.

Idade mínima:
14 anos.

Programa:

1. Introdução: o que é roteiro; partes de uma narrativa.
2. Idéia: o que é essa tal “Moral da História”?; origens e tipos de idéias; Tema x Idéia; análises das emoções e vivências: como elas influenciam na narrativa.
3. Trama: o conflito; reações ao conflito; síntese da trama: story-tine.
4. Personagem: quem é e o que é um personagem; o conflito e o personagem; tipos de personagens; a psicologia e o personagem; o herói e a saga do herói; construção do personagem; considerações finais sobre o personagem.
5. A ação dramática: argumento (sinopse); ambientação e temporalidade; a ação dramática; elementos da ação dramática; estrutura; plot e o núcleo dramático; a universalidade do autor.
6. O roteiro: estruturas finais do roteiro; cenas; ritmo narrativo; diálogo, narração e descrição; narrativa e story-telling.
7. Roteiros para diversas mídias: roteiros para cinema, TV e HQ.

curso_mario_mancuso_03

Sobre Mário Mancuso

Professor da UNIP e pesquisador pela Metodista na área de comunicação. Foi um dos proprietários da HQemFoco até 2005 e atualmente é dono do Estudio QuadrinhoSA.

Publicou HQs como desenhista e roteirista no Brasil no Jornal HQemFoco 1 e 2, Quadreca, Front, entre outros e no exterior em publicações independentes como Slam Bang, If-X, PachaMamma Zumbi, entre outras.

Participou como consultor de roteiro e parte gráfica no curta Casa da Praia, de Sandro Casarini e em muitos filmes publicitários, animações e vídeo clips na parte de planejamento (shoting board).

ABRA Pinheiros

Rua Amália de Noronha, 99 – São Paulo
Tel. 3081-5180
www.abra.com.br

Renato Lebeauprograme-seABRA,Mario MancusoPara quem quiser aproveitar o primeiro mês do ano para fazer algo diferente, Mario Mancuso convida para participar do Curso de Roteiro e Oficina de Criação de Histórias, ministrado por ele na Abra Pinheiros. Serão aulas teóricas e práticas, com exercícios onde serão analisados diversos exemplos de filmes, livros, quadrinhos,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe