curso_manga_porto_alegre

A partir de 11 de abril, todos os domingos, das 15 às 17h, durante dois meses.
Todos os domingos, das 15 às 17h, começam as aulas de Mangá e Cartoon na Livraria Cultura em Porto Alegre.

As aulas serão ministradas por Marcos Pinto, com capacidade de 30 vagas reservadas por inscrição mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível  (a ser doado para Entidades Assistenciais ).

Ao final do curso, os trabalhos dos alunos serão publicados (com a sua permissão, e após terem sido devidamente registrados no nome de seus autores) em um fanzine de conclusão e também serão publicados em três websites interligados, tendo sido traduzidos para o Inglês e o Espanhol.

O curso aceita alunos a partir dos dez anos de idade.

Estrutura das aulas:
* CHARACTER DESIGN: Criação de personage( ns )/tramas dos mesmos, assim como um perfil das afinidades do aluno ciom determinados Gêneros e estilos de Mangá( “shonen” ou “shôjo” ), visando direcionar os seus projetos.

* LAYOUT: Apresentar e demonstrar as técnicas de composição gráfica e narrativa para Desenho de Imprensa.

* CENOGRAFIA: A utilização de referencias visuais (tais como fotos, ilustrações e congêneres) existentes no acervo de referência (biblioteca/hemeroteca, arquivo de imagens) para a auxiliar os alunos na criação de seus projetos.

* ESTILIZAÇÃO: Aplicar os cânones do desenho de figura humana (proporções, movimento, anatomia e expressividade), a fim de poder aplicá-los em caricatura, desenho de imprensa e animação no estilo Mangá.

* PERSPECTIVA: Aplicar os cânones de perspectiva a fim de situar os personagens dentro de um cenário correlato à idéia desenvolvida pelo aluno, assim como introduzir o aluno às noções básicas de proporção entre a figura humana e objetos circunvizinhos;

* LUZ E SOMBRA: Aplicar as noções de iluminação de objetos e figuras humanas, otimizando o efeito cenográfico geral do trabalho do aluno de acordo com a sua idéia proposta;

* ARTE-FINAL: Apresentação e uso de diferentes materiais de arte-final e suas viabilidades gráficas (tanto efeitos visuais como a viabilidade de sua reprodução).

PROGRAMA:

– Definição dos cânones de desenho para Cartoon, Shonen e Shôjo Mangá;
– Concepção de personagem e argumento de história.
– Aplicar a Estrutura e Arquitetura do corpo humano para o Estilo Mangá e Cartoon (masculino, feminino, crianças e SDs)*;
– Aplicar a Estilização dos elementos mais expressivos na figura humana (olhos, cabelo, mãos, postura)*;
– Técnicas de Luz e Sombra aplicadas ao Estilo Mangá;
– Técnicas básicas de Arte-final.

Marcos Pinto
É professor multilíngue( Inglês, Francês, Espanhol e Italiano ), profissional na área das Artes Gráficas e ilustrador com mais de 29 anos de experiência( desde 1980 )com trabalhos(em ilustração para Literatura, Cartum e História em Quadrinhos )dedicados ao público Infanto-Juvenil – quer publicados no Brasil, e também divulgados no Exterior, assim como trabalha como professor de crianças e jovens na área das Artes Gráficas desde 1984.

Contato: ( 51 ) 973 – 60781 | [email protected]

Livraria Cultura no Bourbon Shopping
Av Túlio de Rose, 80
Porto Alegre – RS

Renato Lebeauprograme-secartoon,Livraria Cultura,mangá,Marcos Pinto,Porto AlegreA partir de 11 de abril, todos os domingos, das 15 às 17h, durante dois meses. Todos os domingos, das 15 às 17h, começam as aulas de Mangá e Cartoon na Livraria Cultura em Porto Alegre. As aulas serão ministradas por Marcos Pinto, com capacidade de 30 vagas reservadas por inscrição...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe