Dunga – Por Fernandes

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta as exposições “Craques do cartum na Copa”, em São Paulo e no Rio de Janeiro. As exposições ocorrem simultaneamente nos Centros Culturais Banco do Brasil São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de 2 de junho e 8 de junho de 2010, respectivamente, com entrada gratuita, durante a Copa do Mundo da África do Sul

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta as exposições CRAQUES DO CARTUM NA COPA – que serão abertas ao público a partir de 2 de junho de 2010 (até 18 de julho) em São Paulo e a partir de 8 de junho (até 11 de julho) no Rio de Janeiro.

Trata-se de duas exposições, com entrada franca, de artes gráficas – cartum, charge e caricatura – sobre o futebol e sua influência na cultura brasileira. Para tanto, foram selecionados onze artistas renomados da área, que cederão obras originais para exposição.

As duas exposições buscam resgatar, divulgar e promover a influência do futebol na cultura brasileira e envolverão verdadeiros mestres do traço nacional e que fizeram história junto ao futebol retratando esportistas, situações da seleção e a explosão popular nas copas do mundo.

Cada um apresentará, em cada exposição, cinco trabalhos originais, já consagrados e/ou inéditos, cujo foco central será o futebol e a Copa do Mundo. Entre eles, nada menos que Cárcamo, Chico Caruso, Dálcio Machado, Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Mauricio de Sousa, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo. São onze feras que fizeram e fazem a história da Copa ficar mais alegre e criativa.

Os originais trarão caricaturas de jogadores antigos, charges de momentos históricos e até originais inéditos, como o personagem Dieguito que Mauricio de Sousa desenvolveu para Maradona e nunca foi publicado.

O técnico da equipe (curador) é o cartunista e jornalista JAL – José Alberto Lovetro – presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil com mais de 30 anos de carreira. “São onze super cartunistas que formam um timaço”, observa JAL.

Diego Maradona – Por Mauricio de Sousa

A cenografia é de Jefferson Candotti. Os desenhos da torcida são do cartunista Carvall. A cenografia vai simular um campo de futebol com gramado e torcida. Os convocados pelo Dunga para a seleção principal também estarão em caricaturas (feitas por JAL) de corpo inteiro e tamanho natural para que os visitantes possam fotografar ao lado deles.

“Esta exposição visa reconhecer e valorizar o talento e a criatividade de nossos artistas gráficos que, assim como o nosso futebol, são respeitados em todo o mundo.” Observa Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo.

Para o diretor do CCBB Rio de Janeiro, Marcos Mantoan, “durante os próximos meses, o País fica voltado para a Copa do Mundo de Futebol. O CCBB, como espaço de reflexão e debate, neste momento de grande envolvimento com o esporte, oferece ao público a oportunidade de apreciar também o futebol fora do que acontece entre as quatro linhas, apresentando criações artísticas e discutindo a cultura do jogo e suas implicações. Além da divertida exposição Craques do Cartum e da montagem de telão para a exibição dos jogos para os visitantes, também realizamos a série de debates Brasil, Futebol e Livros e a mostra cinematográfica Futebol de Primeira!. É o CCBB de amarelo, azul e verde, torcendo pela nossa Seleção.”

A mostra tem patrocínio do Banco do Brasil e realização do Centro Cultural Banco do Brasil.

SOBRE A EXPOSIÇÃO: CRAQUES DO CARTUM ENTRAM NO CLIMA DA COPA
Os desenhos serão afixados em painéis expostos a frente de um ploter, com efeito gráfico de torcida nas arquibancadas de um estádio. O som ambiente terá reações de torcidas de futebol. Cada autor terá uma pequena biografia o situando diante dos desenhos escolhidos. A entrada da exposição será entre as traves de futebol onde a cortina é a rede e o chão será acarpetado simulando o gramado. Entre os painéis ficam as caricaturas dos jogadores da atual seleção brasileira.

Workshop

COMO UTILIZAR O HUMOR GRÁFICO E QUADRINHOS NA SALA DE AULA
Um workshop sobre como utilizar o humor gráfico e quadrinhos em sala de aula será realizado pelo cartunista e jornalista José Alberto Lovetro (JAL) em cada Centro Cultural do Banco do Brasil – em São Paulo, no dia 12 de junho das 10h30 às 13h30 e no Rio de Janeiro, em 8 de junho, horário a definir. O profissional apresentará na prática o uso dos cartuns e quadrinhos como ferramenta de ensino para professores, pesquisadores e agentes educacionais. Baseado em experiências práticas em escolas, o cartunista garante que quem assistir ao workshop sairá desenhando, mesmo que não saiba fazê-lo. Classificação indicativa: 16 anos.

FICHA TÉCNICA
Curadoria – José Alberto Lovetro (JAL)
Assistente de curadoria : Cibele Hasegawa
Produtores: Benedito Nicolau e JAL
Produtores assistentes RJ: Ricky Goodwin e Ana Pinta
Assistente de Produção: Raphael Santana
Designer Gráfico do catálogo: Gualberto Costa
Designers expográficos: Jefferson Duarte e Yara Candotti
Assessoria de Imprensa: Lítera Assessoria de Imprensa
Projeto de iluminação: Candotti Cenografia (SP) e Valmyr Ferreira (RJ)
Produção som ambiente: Paulo Garfunkel
Montagem: Candotti Cenografia

SERVIÇO

CCBB São Paulo: 01 de junho a 18 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 20h.

CCBB Rio de Janeiro: 7 de junho a 11 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 21h.
Entrada gratuita.
Centro Cultural Banco do Brasil – SÃO PAULO
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_sp

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB). Informações: (11) 3256-8935

Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Centro Cultural Banco do Brasil – RIO DE JANEIRO
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Informações: (21) 3808-2020
www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_rj
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Livraria da Travessa // Cafeteria // Restaurante Brasserie Brasil

Renato Lebeauagendaprograme-seCárcamo,Centro Cultural Banco do Brasil,Chico Caruso,Craques do cartum na Copa,Dalcio Machado,Fernandes,Gustavo Duarte,Henfil,JAL,José Alberto Lovetro,Mauricio de Sousa,Miécio Caffé,Otávio,Paulo Caruso,ZiraldoDunga – Por Fernandes Centro Cultural Banco do Brasil apresenta as exposições 'Craques do cartum na Copa', em São Paulo e no Rio de Janeiro. As exposições ocorrem simultaneamente nos Centros Culturais Banco do Brasil São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de 2 de junho e 8 de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe