Layout 1A trilogia YESHUAH, do quadrinista Laudo Ferreira, teve seu primeiro volume publicado em 2009 pela Devir Livraria, e foi recentemente teve o seu terceiro, e último, volume publicado: “Onde tudo está”.

Para falar sobre toda essa trajetória, na próxima quinta-feira, 3 de julho, Laudo estará na Gibiteria, acompanhado do roteirista de quadrinhos Lillo Parra, para bater um papo com os leitores sobre sua obra que demandou, no total, catorze anos de pesquisa e de execução.

Conversamos com o autor para saber um pouco mais sobre como ele lidou com a evolução de seu traço:

“O traço que desenvolvi em Yeshuah, inicialmente lá em 2.000, quando comecei à trabalhar nos desenhos da série, foi resultado de uma busca de um traço mais solto, mais livre, onde eu pudesse trabalhar mais verdadeiramente com expressões faciais e físicas, dando mais dramatismo, vigor nas cenas. Até então, existia em meu desenho uma busca pelo traço realista, visto em trabalhos anteriores como a minisérie “Depois da meia-noite”, por exemplo, que havia desenhado entre 1996 e 1997, mas isso me limitava muito, graficamente falando, pois como trabalhava muito com referências fotográficas, inúmeras vezes via muitas cenas pensadas serem reduzidas a coisas mais simples, pela “imposição” da referência.”

yeshua_gibiteriaLaudo, também revelou em que ponto da sua carreira que ele optou em assumir o traço utilizado em Yeshuah em todos os seus projetos:

“Foi à partir de um trabalho realizado antes de Yeshuah, “Subversivos: Companheiro Germano”, que optei em trabalhar livre das amarras da fotografia. O resultado na ocasião foi tremendamente satisfatório e optei definitivamente como minha linha de desenhos, não só nos quadrinhos, aliás, mas também como ilustrador em trabalhos publicitários e editoriais. De lá pra cá, foi só ir me aprimorando dentro da perspectiva inicial de desenhar solto.”

pag-02Para finalizar, o autor também contou como foi lidar ao longo deste tempo com a narrativa que tinha em mente logo no início do projeto:

“Yeshuah foi concebido inicialmente para ser um trabalho grande mesmo. Ao todo, somando os três álbuns, chega a quase 500 páginas. Desde o princípio também, já tinha muita coisa pronta na cabeça como deveria ser, inclusive o fim, basicamente sabia como acabar a história. Porém, o roteiro foi construído conforme fui produzindo a HQ e os livros em si. Simultâneamente mesmo, sequências desenhadas e escritas. Isso por um lado, só veio beneficiar todo o projeto, pois mesmo tendo muita coisa planejada lá atrás em 2.000, meu amadurecimento como artista, como desenhista e principalmente pessoa, possibilitou um melhor trabalho na tradução de ideias e sentimentos sobre toda a história e suas questões expostas.”

Então não esqueça! É amanhã, quinta-feira, dia 3 de julho, às 19h30 na Gibiteria, em São Paulo, e como sempre, a entrada é grátis!

Gibiteria
Praça Benedito Calixto, 158, 1º andar – Pinheiros
São Paulo – SP
[email protected] | (11) 3167-4838

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/07/yeshuah_vol_3_open.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/07/yeshuah_vol_3_open.jpgKarina Gotoprograme-seDevir,Gibiteria,Laudo Ferreira,Lillo Parra,YeshuahA trilogia YESHUAH, do quadrinista Laudo Ferreira, teve seu primeiro volume publicado em 2009 pela Devir Livraria, e foi recentemente teve o seu terceiro, e último, volume publicado: 'Onde tudo está'. Para falar sobre toda essa trajetória, na próxima quinta-feira, 3 de julho, Laudo estará na Gibiteria, acompanhado do roteirista...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe