axe_comics

Mostra de Humor com Sotaque Baiano (caricaturas, desenhos, tiras e  charge)

Visto no Projeto Continnum – por Rafael Tavares

O próximo evento realizado pela Ação Cultural OficinaHQ será uma mostra que se inspira na cidade de salvador, na cultura, no imaginário, no comportamento e sotaque peculiar da Bahia.

Tipos de trabalhos: tiras, charges, Cartuns, desenhos, quadrinhos e caricaturas*.

*Caricaturas preferencialmente de artistas da Axé Music, pois nesta 1ª. Edição da Axé Comics, faremos 2 homenagens. Uma delas é para a Axé Music – gênero musical que nasceu na Bahia e ganhou o mundo – que completa 25 anos.

A outra homenagem é para o Dicionário Baianês (seu criador Nivaldo Lariú e o cartunista Lage). Não tem como realizar uma mostra de humor com sotaque baiano sem lembrar da relevância, do registro e sensibilidade que Nivaldo teve ao realizar esse trabalho nascido em 1991.

A Oficina HQ pretende realizar uma mostra para mostrar a Bahia aos baianos de forma que eles mesmos não percebem, por causa do dia-a-dia. Poder parar e observar comportamentos é um exercício desafiador, porque, pelo menos os cartunistas baianos, terão que olhar “pra o próprio umbigo”.

OBS: como  um dos espaços de exibição dos trabalhos será o virtual – www.oficinahq.com – pede-se o cuidado na produção de histórias em quadrinhos: Não façam muitos quadros para que se tenha boa legibilidade. A organização sugere a média de 4 a 6 quadros por página. A legibilidade é um dos parâmetros importantes na hora  de selecionar os trabalhos que entram ou não na Mostra.

Mostra – Espaço físico e virtual

A organização deseja realizar a exposição em 2 ambientes:
a) O ambiente virtual será o próprio site da Oficina HQ (www.oficinahq.com) e o ambiente real – EBEC Galeria de Arte. Os participantes devem entregar seus trabalhos impressos dentro de envelope ou saco fechado, com as devidas identificações(nome, telefone, e e-mail legíveis) na sede da EBEC – Pituba (3240-4743) até 10 de março.

É importante dizer que na mostra online, não há limites de trabalhos, mas na Galeria, infelizmente existe um limite de espaço, portanto, os últimos trabalhos a serem entregues correm risco de não encontrar espaço disponível. Então se você deseja participar, faça logo seu trabalho e não deixe pra entregar no último dia.

Para a inserção dos trabalhos no site, bem como para a possibilidade de se levar a Mostra pra outros estados, se faz necessário receber o trabalho digitalizado pelo E-mail: [email protected] pois, se algum espaço cultural fora de Salvador desejar receber a exposição, será mais fácil que a impressão seja feita na própria cidade ao invés de enviar o material impresso.

Como participar
Para participar, basta enviar o(s) trabalhos em CDR ou JPG(se enviar no segundo formato, é bom enviar já em dimensões para serem impressos(A3), para evitar perda de qualidade): [email protected] .

Seleção
O objetivo da mostra não é excludente. Muito pelo contrário. Mas essa mostra especificamente precisará ter uma seleção.
A mostra não tem caráter competitivo, apesar da Oficina HQ poder premiar os trabalhos que se destacarem por algum método através do qual tenha um feedback de profissionais especializados ou pelos internautas que apreciarem a mostra.

Datas e prazos
Nova data: A Mostra acontece em 30 de março.

Novo prazo – Os trabalhos devem ser enviados por E-mail, bem como entregues em papel, formato A3 na Sede da EBEC até 10 de março de 2010.

P.S.1: Estamos tentando apoio afim de que as impressões possam ser gratuitas. Se conseguirmos, visaremos aos interessados.

P.S.2: Se você acha que vai entregar 2 ou 3 trabalhos, avise mas se puder ir fazendo e enviando, melhor, pois para divulgar na imprensa, tem vantagem os trabalhos que chegam logo. Se o trabalho chega no último dia, acaba não tendo tempo de ser enviado para divulgação.

Ninguém precisará imprimir. Caberá a Oficina HQ produzir os trabalhos que será uma qualidade muito superior a impressão a laser.

Para mais informações acesse o site da Oficina HQ, clicando aqui, ou entre em contato com Wilton Bernardo pelo telefone  (71) 8807-4331 ou no e-mail [email protected]

Visto no Projeto Continnum – por Rafael Tavares

Renato Lebeauprograme-seAxé Comics,caricaturas,Charge,Desenhos,Mostra de Humor,Oficina HQ,Sotaque Baiano,tiras,Wilton BernardoMostra de Humor com Sotaque Baiano (caricaturas, desenhos, tiras e  charge) Visto no Projeto Continnum – por Rafael Tavares O próximo evento realizado pela Ação Cultural OficinaHQ será uma mostra que se inspira na cidade de salvador, na cultura, no imaginário, no comportamento e sotaque peculiar da Bahia. Tipos de trabalhos: tiras,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe