A USP realiza entre os próximos dias 21 e 23 de agosto as 6as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, maior congresso acadêmico sobre o assunto. O evento terá o lançamento de diversos livros teóricos, exposição de mais de 290 pesquisas do Brasil e América Latina, e conferências de convidados estrangeiros.

No dia 21, a Dra. Carol Tilley (University of Illinois Urbana-Champaign) fará a conferência de abertura: “The Comics Readers at the Center of Wertham’s Lies” sobre a obra do psiquiatra alemão Fredric Wertham (A Sedução dos Inocentes, 1954). A professora atua na área de Ciências da Informação e pesquisa a história social e cultural das histórias em quadrinhos.

No dia 22 de agosto acontecerá o painel “Protagonismo Negro nos Quadrinhos” com Marcelo D’Salete e Nobu Chinen. Marcelo é professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos. Quadrinista estudou design gráfico, é graduado em artes plásticas e mestre em história da arte (USP) e produziu os álbuns “Encruzilhada”, “Angola Janga – Uma História de Palmares” e “Cumbe” – este último vencedor do Eisner Awards em 2018.

Nobu Chinen é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté, sendo autor de livros e artigos sobre histórias em quadrinhos. Em 2013 apresentou a tese de doutorado “O papel do negro e o negro no papel: representação e representatividade dos afrodescendentes nos quadrinhos brasileiros” no programa de Ciências da Comunicação da USP.

O colombiano José Campo é outro convidado internacional para a conferência de encerramento em 23 de agosto. O professor é ilustrador, quadrinista, caricaturista e também diretor da fundação Calicomix – um dos mais importantes festivais de quadrinhos da América Latina. José Campo falará sobre as explorações da narrativa gráfica na Colômbia (Exploraciones de la narrativa dibujada en Colombia).

As 6as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos é organizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos, grupo de pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da USP. O congresso acontecerá entre 13h45h e 19h15, com as conferências sendo realizadas às 18h.

Escola de Comunicações e Artes – USP
Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 443 – prédio central
Cidade Universitária
São Paulo – SP – Brasil

6as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhoshttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/08/6as-Jornadas-Internacionais-de-Histórias-em-Quadrinhos.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/08/6as-Jornadas-Internacionais-de-Histórias-em-Quadrinhos-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seFacebook Twitter Instagram Youtube A USP realiza entre os próximos dias 21 e 23 de agosto as 6as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, maior congresso acadêmico sobre o assunto. O evento terá o lançamento de diversos livros teóricos, exposição de mais de 290 pesquisas do Brasil e América Latina, e conferências de...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!