arte_na_praca

Lou Reed na técnica desenvolvida por Junior Lopes

O Arte na Praça, dia 18 de julho, a partir das 14h, apresenta no Espaço Plínio Marcos, na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, o artista plástico Junior Lopes. Com uma técnica de arte gráfica própria, desenvolvida há dez anos, Junior Lopes, além de ser designer gráfico e cartunista, faz retratos de personalidades com retalhos de pano que ainda é uma surpresa até para os organizadores do evento. Ao final do release uma imagem de Lou Reed.

Junior atua no mercado brasileiro com ilustrações em diversas publicações como Folha de São Paulo, Veja, Rede Globo, Revista da MTV, SuperInteressante, VIP, Rolling Stone e Gazeta Mercantil. Internacionalmente, atua como free-lance da revista alemã Stern. Tem diversos prêmios internacionais em Salões de Humor, na Turquia, Itália, Irã, Colômbia, Portugal e Coréia.

A técnica de retratos e caricaturas com retalhos de pano, nos últimos anos, proporcionou ao artista diversos prêmios de excelência gráfica como o Leão de Ouro, no maior festival publicitário do mundo, em 2005, em Cannes. Uma das novidades é a publicação de um especial com o portfólio completo de Junior, incluindo capa e mais de 45 páginas internas, na revista brasileira de design, Gráfica.

Nas artes plásticas, por meio de um intercâmbio com a Embaixada do Brasil, em Moçambique, fez a exposição Gente de Fibra, em dezembro do ano passado, no Centro de Estudos Brasileiros, em Maputo.

“Junior Lopes é um parceiro de muito tempo tanto do Jornal da Praça quanto do O Autor na Praça. Desde que o Arte na Praça, começou ano passado, a gente conversa sobre a participação dele. É um grande barato tê-lo nesse contexto”, conta Cristina Livramento “Camaleoa”, organizadora do evento. Para Junior Lopes, o evento é um espaço valioso. “A gente sente o feeling imediato de quem está acompanhando o work in progress. Tô ansioso para fazer ao vivo.”

Junior aponta o que tem de mais marcante em seu trabalho. “Acho que o fator inovação é o que mais me motiva. Fazer o que já foi feito é meio cafona e a palavra cafona também é cafona demais.” Para ele o cartunista tem que ter estilo. “Forjar uma identidade artística e se fazer notar por nossas características pessoais é o que me faz sempre querer inventar coisas novas.” Saiba mais sobre Junior Lopes.

Serviço:
Arte na Praça – 5ª edição com Junior Lopes.
Espaço Plínio Marcos, tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, Pinheiros
Dia 18 de julho de 2009, sábado, a partir das 14h.

Renato Lebeauprograme-seArte na Praça,Espaço Plínio Marcos,Feira de Artes da Praça Benedito Calixto,Junior LopesLou Reed na técnica desenvolvida por Junior Lopes O Arte na Praça, dia 18 de julho, a partir das 14h, apresenta no Espaço Plínio Marcos, na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, o artista plástico Junior Lopes. Com uma técnica de arte gráfica própria, desenvolvida há dez anos, Junior...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe