lady-comics-2Evento será realizado em Belo Horizonte de 29 a 31 de julho e traz a Exposição “Chicks on Comics”, inédita no Brasil, e que já passou por Berlim e Argentina; toda programação é gratuita

Para desmistificar que o universo dos quadrinhos é formado apenas por homens, as mulheres vêm reivindicando, cada dia mais, seu espaço no mercado de HQ’s. E, afinal, quem são essas mulheres e o que elas andam produzindo? De que maneira estão transformando esse cenário com seus desenhos e textos? Para refletir sobre essas questões e evidenciar o trabalho realizado por elas, o FIQ e o coletivo Lady’s Comics promovem a segunda edição do encontro internacional que reúne mulheres quadrinistas. Pioneiro na América Latina, o evento ocorre entre 29 e 31 de julho, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), Rua Aarão Reis – Centro, em Belo Horizonte.

Como parte de algumas ações e atividades que serão propostas pelo FIQ-BH, neste ano de 2016, o encontro traz para o centro dos debates o tema “Primeira Viagem”. De acordo com Mariamma Fonseca, uma das organizadoras do projeto, essa é uma abordagem do começo de cada etapa das histórias em quadrinhos, ou seja, da criação, produto final e venda. Um dos intuitos do encontro é ajudar a empoderar essas mulheres por meio de sua profissionalização e auxiliá-las na formação crítica e criativa.

Mariamma conta que nos últimos três anos houve um grande aumento da participação feminina na cena dos quadrinhos brasileiros. As quadrinistas sempre estiveram nesse meio, mas agora existem novas autoras chegando e interessadas em divulgar seu trabalho, debater sobre representação, usar sua arte para contar diversas histórias.

Falar da primeira viagem é falar do início de tudo. Como embarcar nesse ramo de forma criativa e segura, por exemplo. Para isso teremos participantes que estão envolvidas com diversas etapas da produção de quadrinhos como representantes de editoras e revistas, coloristas, desenhistas e roteiristas. Será um espaço de diálogos diversos, ricos de olhares e experiências sobre a nona arte”, destaca Samara Horta, também organizadora do evento.

lady-comicsPara Afonso Andrade, coordenador de quadrinhos da Fundação Municipal de Cultura, o evento tem feito um trabalho fundamental de divulgação e pesquisa mostrando não só a representação, mas a participação da mulher na criação de HQ’s. “Para mim o Encontro Lady’s Comics é a materialização de todo o trabalho que as meninas já desenvolvem no site e nas redes sociais. Uma forma de ampliar o público e conseguir envolver ainda mais pessoas para uma discussão tão relevante como a que é proposta. O FIQ é uma referência quando se fala em quadrinhos então nada mais natural que o festival abraçasse este encontro. Discutir representatividade e diversidade é um dos nossos objetivos no FIQ e se constitui como política cultural da Fundação Cultural de Minas Gerais”, revela.

Oficinas, painéis e intervenções permanentes são algumas das atividades propostas na programação do “2º Encontro Lady’s Comics” que é totalmente gratuita. Entre as convidadas desta edição estarão quadrinistas internacionais (Sole Otero- Argentina, Mariela Alejandra – Argentina e Supnem – Chile), pesquisadoras e interessadas na área.

Cris Peter, colorista de grandes editoras do mercado americano, é presença garantida no evento. Como o projeto visa resgatar e preservar a memória dessas profissionais, o encontro receberá ainda autoras que ajudaram a construir a história das HQs, como Ciça Pinto (Folha de São Paulo) e Crau da Ilha (O Bicho).

“Sabemos muito pouco das produções feitas por quadrinistas do Chile e da Argentina, por exemplo. Por isso, estamos investindo na presença de autoras latinas. Temos consciência de que é preciso proporcionar a vinda dessas pessoas para começarmos a nos aproximar de seus trabalhos, já que raramente são publicados no Brasil. Somos muito próximas geograficamente, mas muito distantes em termos de acesso à produção impressa delas”, explica a também organizadora, Samanta Coan.

lady-comics-1O “2º Encontro Lady’s Comics” traz ainda a mostra inédita no Brasil “Chicks on Comics”, que já passou por Berlim e Argentina. A exposição é formada por um coletivo de nove quadrinistas de língua espanhola que atuam desde 2008 no site www.chicksoncomics.tumblr.com. Clara Lagos, Power Paola, Maartje, Sole Otero, Caro Chinaski, Anna BB, Delius, Chiquinha e Julia Homersham apresentarão 20 obras aos brasileiros. “Muitas usam o humor em suas tiras e são nove artistas com traços bem diferenciados, o que deixa o trabalho bem mais rico. Será uma exposição pequena do coletivo mas podemos garantir ao público um passeio criativo e descontraído por quadrinhos latinos e europeus”, prometem as organizadoras.

Quem estiver presente no encontro também terá a oportunidade de conhecer com exclusividade o QUATI (Quadrinhos, educação, traços e imaginação) – projeto realizado através do “Edital Descentra Cultura” que contempla o público infantil e educadores, por meio de oficinas de incentivo à leitura, uso da arte sequencial em sala de aula e produção de história em quadrinhos. A nova iniciativa das organizadoras Mariamma Fonseca, Samara Horta e Samanta Coan será lançada oficialmente no segundo semestre deste ano (data a ser divulgada oportunamente).

Para esta segunda edição do encontro Lady’s Comics, a expectativa das organizadoras é reunir um número maior de participantes e um público mais diferenciado. “Precisamos colocar a pauta em outras rodas. Não adianta falar sobre o tema com as mesmas pessoas ou apenas para mulheres. Queremos também dialogar com educadores, crianças e jovens. Dar acesso a outros tipos de quadrinhos e permitir o contato com suas autoras”, esclarecem.

O 2º Encontro Lady’s Comics é promovido pelo Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e coletivo Lady’s Comics e é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e co-realização do coletivo Lady’s Comics, contando com o apoio da Oi Futuro, incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Oi.

Mais informações e a programação completa no site oficial do evento.

2º Encontro Lady’s Comics
De 29 a 31 de julho de 2016 das 9h às 20h
Entrada gratuita

Centro de Referência da Juventude
Rua Aarão Réis – Centro
Belo Horizonte – MG

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/06/lady-comics.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/06/lady-comics-300x300.jpgRenato Lebeauprograme-seAfonso Andrade,Chicks on Comics,Cris Peter,FIQ,Lady’s Comics,Mariamma Fonseca,QUATI,Samanta CoanEvento será realizado em Belo Horizonte de 29 a 31 de julho e traz a Exposição “Chicks on Comics”, inédita no Brasil, e que já passou por Berlim e Argentina; toda programação é gratuita Para desmistificar que o universo dos quadrinhos é formado apenas por homens, as mulheres vêm reivindicando,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe