Evento gratuito reunirá quadrinistas, cosplayers, RPGistas, palestrantes com espaço para troca de gibis, estandes e diversas atrações

Com o objetivo de proporcionar a experiência do mundo geek a quem não tem chance de frequentar os demais eventos, a PalafitaCon, que ocorrerá em 17 de agosto, das 10h às 18h, no Instituto Arte no Dique, contará com diversas atividades gratuitas e ocupará toda a Escola de Arte e Cultura Plínio Marcos, onde está a Instituição.

O evento é idealizado pelo produtor cultural André Azenha, do CineZen Cultural (que fez 10 anos de atividades culturais em 2019 e também é responsável pelo Santos Film Fest). “Em 2018 tivemos um vislumbre da importância em trazermos o mundo geek ao Arte no Dique no lançamento da Gibiteca no 3º Santos Film Fest, quando vivemos uma manhã inteira de atividades com cosplayers, distribuição de gibis, exibição de filme, etc. Centenas de pessoas participaram. Vimos recentemente que, em São Paulo, aconteceu um projeto maravilhoso, a PerifaCon. Por que não proporcionarmos algo parecido aqui em nossa cidade que tanto respira a cultura geek? Conversamos com membros do universo geek santista e todos se empolgaram com a oportunidade de democratizar ainda mais o acesso a este segmento. Teremos quadrinistas, palestrantes, mesas de RPG, jogos de tabuleiro, cosplayes. Todos envolvidos voluntariamente no projeto”, explica André Azenha, que trabalha há cinco anos como assessor de imprensa da ONG.

Santos é a quarta cidade nerd do Brasil, segundo ranking divulgado ano passado pela Amazon Brasil. Durante todo o ano, os santistas têm à disposição eventos e projetos geeks. Frequentar o universo geek, no entanto, demanda deslocamento e dinheiro. Mesmo nos eventos gratuitos é preciso reservar verba para conseguir comprar quadrinhos, bonequinhos. Nem todos conseguem participar. O Dique da Vila Gilda, por exemplo, é a região de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. Mais de 25 mil pessoas vivem sobre palafitas, à margem do Rio Bugre.

Várias atividades estão confirmadas. A equipe da Mosh Escola de Arte marcará presença produzindo sketches (artes de personagens feitas na hora) gratuitamente aos interessados. As pessoas poderão pedir o desenho do seu personagem preferido. O projeto Contos Lúdicos será responsável pelas mesas de RGP e jogos de tabuleiros, indicados a todas as idades. Claudio Roberto Basílio, um dos organizadores da Santos Comic Expo, palestrará sobre a importância do super-herói Pantera Negra para a cultura pop e a representatividade. Cosplayers de Star Wars e das Princesas Disney receberão a plateia para fotos e selfies. Mais bate-papos, palestras e filmes serão confirmados.

“Estamos realizando o evento na base das parcerias, amizades e entusiastas do setor. Instituições e empresas interessadas em ajudar com estrutura, equipamento e outros elementos são bem vindas. Nossa ideia é contarmos ainda com a parte de lojas, porém desde que ofereçam produtos e valores bem populares a quem estiver frequentando a PalafitaCon, e ainda distribuir gibis e livros gratuitamente”, destaca Azenha.

Interessados em contribuir podem entrar em contato pelo email [email protected] ou pela página www.facebook.com/palafitacon.

PalafitaCon
17 de agosto, das 10h às 18h | Entrada gratuita.

Instituto Arte no Dique
Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube
Santos – SP

1ª PalafitaCon em agostohttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/05/palafitacon.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/05/palafitacon-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seAndré Azenha,CineZen Cultural,Mosh Escola de Arte,palafitaConFacebook Twitter Instagram Youtube Evento gratuito reunirá quadrinistas, cosplayers, RPGistas, palestrantes com espaço para troca de gibis, estandes e diversas atrações Com o objetivo de proporcionar a experiência do mundo geek a quem não tem chance de frequentar os demais eventos, a PalafitaCon, que ocorrerá em 17 de agosto, das 10h às 18h, no...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe