O “I Festival de Arte e Cultura Alternativa do Tejuco” será nos dias 21 e 22 de dezembro de 2012 nas dependências da Facip – UFU (Campus Pontal) e tem o objetivo de identificar, mapear e apresentar à Ituiutaba/MG os novos artistas que vêm despontando no cenário atual incentivando as várias produções artísticas na cidade, sejam elas visuais, teatrais, dança ou musicais.

Para as produções referentes às Artes Visuais, a participação especial de dois grandes artistas, nascidos em Ituiutaba, com grande prestígio no cenário nacional e internacional: Edgar Franco, artista multimídia e professor no curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás/UFG e Gazy Andraus, quadrinhista e professor universitário da FIG/UNIMESP – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, que estará no dia 21 às 17h junto do escritor tejucano Whisner Fraga, debatendo sobre os seus processos criativos, o de Gazy, mais especificamente, é na área das HQ autorais poético-fantástico-filosóficas.

O evento ainda contará com a participação de Thina Curtis (Dona Fanzine) e de outros artistas/culturais nacionais e internacionais. Tanto Thina como Gazy estarão nos dois dias com eventos relacionados a zines e farão parte júri de concurso de fanzines da região.

Além desses importantes nomes da cultura alternativa, o evento terá a participação das performances do recém-formado grupo de arte urbana “A linguagem e a fissura”, fruto das pesquisas do artista multimídia Anésio Neto (professor na Faculdade Triângulo Mineiro/FTM e mestrando em arte pelo Instituto de Artes da UnB); com a exposição de curtas metragens do cineasta independente Fábio “Black” Faria (Black Tattoo); exposição de fotografias, zines e desenhos de Arth Silva, Thiago Bertoni e Marco Túlio Domingues (todos artistas de Ituiutaba).

Confira a programação completa:

Dia 21 de dezembro
8h30min: Abertura com representantes das instituições apoiadoras.
9h: Apresentação de dança com o artista ituiutabano Gustavo
10h – 11h30min: Oficina de Ilustração e desenho com Thiago Bertoni (30 vagas);
11h30min – 14h: Almoço
14h: Mesa redonda “‘De Ituiutaba também vêm artistas’: os desafios de se fazer arte & cultura alternativa em cidades de pequeno a médio porte”. Mediação de Anésio Neto (Professor na FTM, artista multimídia & membro do coletivo “A linguagem e a Fissura”). Participação de Michele Soares (Professora de arte no IFTM), Edgar Franco (Artista multimídia e professor na UFG), Roberta Domingues (graduanda em Arquitetura pela UFU) e Alessandro Carvalho (Valvulado – Uberlândia – MG)
14h – 17h: Oficina de Fotografia com Marco Túlio Domingues (15 vagas);
14h – 17h: Oficina de Ilustração com Thiago Bertoni;
15h – 15h45min: Sarau literário e zines;
17h – 19h – Palestra com Gazy Andraus e Whisner Fraga
19h – 19h45min: Performance “Ka: A sombra da alma”, de Marsial Azevedo
19h – 21h: Festival de Música Tijucana;
20h – 20h45min: Performance com o grupo “A linguagem e a fissura”;
Shows:
22h: Ravel Dyaquino;
23h: Skull Rock3;
00h – 00h45min: D’band

Dia 22 de dezembro
9h30min – 11h: Oficina de performance com Marsial Azevedo da TrupeTamboril de Teatro (20 vagas);
11H – 14H: Intervalo
14h – 17h: Continuação da oficina de performance com Marsial Azevedo da TrupeTamboril de Teatro;
17h – 18h: Intervalo
18 h
– Apresentação de dança – professora Karina IFTM
– Obra “Work in progress”[Graffiti] com artistas de rua da cidade de Ituiutaba;
– Instalação artística de Anésio Azevedo e Fernando Santos com interatividade remota “(_) ou a melhor solução para um espaço vazio são três pontos”;
– Sarau literário com declamação de poesias, exposição de zines e das imagens resultantes das oficinas no primeiro dia;
-Peça “Pra viver um grande amor”, Elétrika Trupe / IFTM ;
19 h: Performance “Aqui nasce um artista” do grupo “A linguagem e a fissura”;
– Mostra de filmes com Fabio “Black” Faria;
19h40min: Apresentação dos resultados da oficina de performance;
20h20min: Premiação do “1º Festival de Música Tijucana”, “Concurso O texto é seu! – Tirinhas e 1º Concurso de Fanzines de Ituiutaba
Shows:
20h30min: Posthuman Tantra (Goiânia – GO);
21h30min: TransZendenZ (Suíça);
22h30min: Chafun di Formio;

Renato LebeauagendaEdgar Franco,Festival de Arte e Cultura Alternativa do Tejuco,gazy andraus,Thina CurtisO “I Festival de Arte e Cultura Alternativa do Tejuco” será nos dias 21 e 22 de dezembro de 2012 nas dependências da Facip – UFU (Campus Pontal) e tem o objetivo de identificar, mapear e apresentar à Ituiutaba/MG os novos artistas que vêm despontando no cenário atual incentivando...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe