João Montanaro autografa em São Paulo o resultado de projeto inovador na área das HQs brasileiras

No segundo semestre de 2012, três quadrinistas brasileiros e três quadrinistas alemães realizaram um intercâmbio artístico por quatro semanas, em cidades as quais nunca estiveram antes, com a única obrigação de criar uma história em quadrinhos sobre as experiências longe de casa. O resultado chega agora às livrarias, com o livro “Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos”, lançado pela Editora Libretos.

A publicação teve a idealização e coordenação do Goethe-Institut Porto Alegre e integra as comemorações da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014. A obra ganha sessão de autógrafos com um dos artistas brasileiros participantes, João Montanaro, no dia 28 de setembro, às 16h, na Gibiteria, em São Paulo/SP.

O projeto foi concebido e realizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre, que partiu em busca de uma equipe familiarizada com a nona arte para colaborar no desenvolvimento da iniciativa. Assim, chegou-se à curadoria do jornalista especializado em quadrinhos Augusto Paim e à coordenação editorial do quadrinista e cocriador do Gibicon – Convenção internacional de quadrinhos de Curitiba, José Aguiar.

Depois de minuciosa seleção de candidatos brasileiros e alemães dispostos a trocarem de país por um mês e de produzirem uma história em quadrinhos de dez páginas sobre a experiência, formou-se o time que compõe a obra: Paula Mastroberti trocaria Porto Alegre por Berlim, enquanto Mawil faria o caminho inverso. A alemã Birgit Weyhe residiria em São Paulo partindo de Hamburgo – cidade para onde iria o piauiense Amaral. Já Aisha Franz trocaria Berlim por Salvador e o paulista João Montanaro deixaria sua cidade natal e residiria em Munique.

Durante a experiência, cada artista teria o trabalho de abastecer o blog do projeto Osmose com relatos e registros diversos sobre suas impressões da cultura local. Todo o conteúdo produzido então, que não compõe a obra impressa, continua disponível aqui.

Um dos principais critérios para a seleção de artistas para o Osmose foi a capacidade de produzirem tanto as ilustrações quanto seus roteiros. Assim, contava-se com a habilidade artística e a curiosidade de cada autor para explorar suas novas residências – daí a diversidade de estilos presentes no livro. “Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos” registra tanto o curioso périplo de Mawil pelo Sul do Brasil quanto a inspiradora poesia visual de Amaral. Ou ainda uma visão da Berlim contemporânea através da reinvenção de Paula Mastroberti sobre um conto dos Irmãos Grimm. Há também uma comovente imersão de Birgit Weyhe no cotidiano paulista, uma narrativa sem texto de Aisha Franz sobre Salvador e um retrato ingênuo e bem-humorado de João Montanaro sobre Munique.

Nas próximas semanas, estão previstos outros eventos de lançamento pelo Brasil. Confira:

5 de outubro, às 17h, José Aguiar fala sobre o projeto na Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 645), em Curitiba/PR;

11 de outubro, Amaral autografa na Entrelivros Livraria (Av. Dom Severino, 1045), em Teresina/PI;

2 de novembro, a obra ganha evento de lançamento e mesa de debate durante a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, com a participação de Paula Mastroberti e Birgit Weyhe, e mediação de Marina Ludemann – diretora do Goethe-Institut Porto Alegre.

Em novembro, José Aguiar autografa o livro no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte.

A obra integra também a programação da Feira do Livro de Frankfurt. No dia 9 de outubro, das 14h às 14h45min, Paula Mastroberti, Mawil, Birgit Weyhe e Augusto Paim participam de apresentação e mesa de debate no Comic Center (pavilhão 3.0, estande K17), com mediação de Marina Ludemann e Filipe Tavares. No mesmo dia, das 16h às 16h40, o debate e a apresentação com os autores acontecem no Pavilhão Brasileiro (pavilhão 5.1, estande E79). E no dia 12 de outubro, das 11h às 11h45, no Estande Arte (pavilhão 4.1, estande L1).

“Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos” é uma edição bilíngue em português e alemão. A Editora Libretos estará expondo seus livros, incluindo “Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos”, durante Feira do Livro de Frankfurt no estande da Câmara Brasileira do Livro.

Sessão de autógrafos do livro “Osmose: Brasil e Alemanha em quadrinhos”, com João Montanaro
Onde: Gibiteria (Praça Benedito Calixto, 158 – 1º andar), em São Paulo/SP.
Quando: 28 de setembro, às 16hs.
O livro estará à venda no local pelo preço de capa.

Osmose: Brasil e Alemanha em quadrinhos
Osmose: Brasilien und Deutschland in Comics
Editora Libretos
Autores: Mawil, Paula Mastroberti, Birgit Weyhe, Amaral, Aisha Franz e João Montanaro
Tradução: Luciana Waquil e Ralf Krämer
Capa dura
Papel couché
21 x 28 cm
88 páginas coloridas
R$ 32,00

Renato LebeauagendaAisha Franz,Amaral,Augusto Paim,Birgit Weyhe,Gibiteria,Goethe-Institut,João Montanaro,José Aguiar,Libretos,Luciana Waquil,Mawil,Osmose,Paula Mastroberti,Ralf KrämerJoão Montanaro autografa em São Paulo o resultado de projeto inovador na área das HQs brasileiras No segundo semestre de 2012, três quadrinistas brasileiros e três quadrinistas alemães realizaram um intercâmbio artístico por quatro semanas, em cidades as quais nunca estiveram antes, com a única obrigação de criar uma história...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe