“Niterói Rock Underground (1990-2010)” conta os últimos 20 anos da cena independente brasileira e as transições econômicas, estéticas e tecnológicas

Em “Niterói Rock Underground (1990-2010)”, o jornalista, publicitário e quadrinista Pedro de Luna, criador do coletivo Arariboia Rock, mostra a transição da música (e por que não da cultura) no país e seus reflexos em Niterói-RJ.

A revolução aconteceu no campo sociológico, político, estético, econômico e, claro, tecnológico. Da fita cassete, LP, VHS, fotocópia, fotografia em papel e o fax para o mp3 e o telefone celular, foi um longo caminho. E no meio dele não tinha uma pedra, e sim o fax, a popularização do computador pessoal com impressora, o CD, o DVD e o vídeo laser. E o Pedro.

Fruto de um trabalho que começou em 2007, este livro é uma bíblia para quem quer trabalhar com jornalismo/produção cultural ou apenas se divertir com a realidade de quem tem no rock and roll um estilo de vida.

O que chamamos hoje de indie ou alternativo começou no Brasil no início dos anos 1990 com o surgimento da tal cena independente. No ano em que a MTV se instalou no Brasil e o presidente Collor abriu o mercado para a entrada do instrumento e do equipamento de som importado, uma movimentação tomou conta de jovens por todo o Brasil, como certo adolescente morador de Niterói.

As bandas começaram a divulgar suas músicas em fitas demo em cassete ou vinil, e os fanzines tinham o papel de mídia especializada. Selos e gravadoras independentes surgiam. Sem internet, a circulação de informações se dava por cartas.

O autor estará em São Paulo, dia 9 de julho à partir das 19h, na Mercearia São Pedro, para uma sessão de autógrafos com entrada franca.

Para saber mais sobre o livro acesse www.niteroirockunderground.blogspot.com.

“Niterói Rock Underground (1990-2010)”
Autor: Pedro Luna
Publicação independente
21×28 cm
224 pags
R$ 35,00

Mercearia São Pedro
Rua Rodésia, 34  – Vila Madalena
São Paulo – SP
(11) 3815-7200

Renato LebeauagendaNiterói Rock Underground,pedro de luna“Niterói Rock Underground (1990-2010)” conta os últimos 20 anos da cena independente brasileira e as transições econômicas, estéticas e tecnológicas Em “Niterói Rock Underground (1990-2010)”, o jornalista, publicitário e quadrinista Pedro de Luna, criador do coletivo Arariboia Rock, mostra a transição da música (e por que não da cultura) no...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe