Mostra “Salomão Ventura & Outros Quadrinhos” traz originais e bastidores da criação da primeira história em quadrinhos totalmente produzida na Região dos Lagos

Como se escreve uma História em Quadrinhos? Qual o tamanho de uma página original? Como é feita a arte-final? Essas e outras questões vão ser reveladas na mostra “Salomão Ventura & Outros Quadrinhos”, do quadrinhista Giorgio Galli, na Casa de Cultura de Araruama, cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Salomão Ventura, o Caçador de Lendas, personagem criado por Galli, é uma HQ independente, publicada desde 2010, e a primeira totalmente produzida na Região dos Lagos. A revista apresenta as aventuras do misterioso personagem-título, às voltas com as lendas do folclore brasileiro, vistas pelo prisma do terror fantástico.

As histórias, escritas e ilustradas por Giorgio, são inspiradas pelos estudos do Folclorista Luís da Câmara Cascudo. A publicação já recebeu os prêmios Oi Quadrinhos e DB Artes, e integra o Coletivo de Quadrinistas Quarto Mundo.

“Como muitos outros quadrinhistas, praticamente aprendi a ler com as HQs. Descobri, ao mesmo tempo, o mundo das letras e das imagens. O impacto foi arrebatador, e desde muito cedo me lembro de estar envolvido com a criação de meus próprios personagens e histórias”, afirma Giorgio.

Na mostra, Giorgio revela um pouco de seu processo criativo: além de originais arte-finalizados à nanquim, de maneira tradicional, há também esboços, estudos de personagens, fragmentos de roteiros, e páginas finalizadas digitalmente. “O computador e a internet facilitam muito o trabalho do quadrinista independente. Se antes os fanzines eram impressos em mimiógrafos ou fotocópias, hoje qualquer um pode publicar em um blog, ou nas redes sociais”, afirma o quadrinhista.

A mostra “Salomão Ventura & Outros Quadrinhos” será aberta ao público dia 3 de outubro, a partir das 15h, com uma palestra do autor sobre o uso das HQs em salas de aula.

A exposição ficará aberta diariamente, das 9h às 18h, com entrada franca, até dia 14 de outubro. No dia 5 de outubro haverá uma happy hour e autógrafos das publicações “Salomão Ventura” e “Zona do Crepúsculo” com a presença de Giorgio, além do artista plástico e também quadrinhista Clóvis Brasil, falando sobre a criação de histórias em quadrinhos, a partir das 18h.

Mostra Salomão Ventura & Outros Quadrinhos
Casa de Cultura de Araruama
Praça São Sebastião, s/nº, Centro
Araruama – RJ

Renato LebeauagendaCasa de Cultura de Araruama,Clovis Brasil,Giorgio Galli,Salomão VenturaMostra 'Salomão Ventura & Outros Quadrinhos' traz originais e bastidores da criação da primeira história em quadrinhos totalmente produzida na Região dos Lagos Como se escreve uma História em Quadrinhos? Qual o tamanho de uma página original? Como é feita a arte-final? Essas e outras questões vão ser reveladas na...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe