Para embarcar definitivamente na onda dos grandes eventos nacionais de Histórias em Quadrinhos, será realizado entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro, será no Centro Cultural Eloyr Pacheco e no SESC Londrina, o 4° Londrina Comic Con, um espaço dedicado aos fãs da cultura pop e da Nona Arte.

A programação é gratuita e reunirá workshops, oficinas, exposições, lançamentos de HQ’s, exibição de documentários e filmes, feiras de quadrinhos, além da presença de nomes importantes do Quadrinho Nacional.

Entre os convidados estão Renato Guedes, ilustrador de títulos da Marvel Comics como “Wolwerine” e ”Vingadores”; Rafael Coutinho, artista plástico e desenhista da graphic novel “Cachalote” e de “O Beijo Adolescente”; Paulo Maffia editor dos quadrinhos Disney publicados pela Abril; Rod Reis, colorista da DC Comics, entre outros renomados convidados.

Dentro da programação do Londrina Comic Con está o Fantasticon Londrina, um simpósio em que pessoas interessadas em Literatura Fantástica possam trocar informações e levantar ideias. Estarão presentes Silvio Alexandre, organizador do Fantasticon e os escritores Gerson Lodi-Ribeiro e Francisco Medida para compartilhar experiências, falar sobre seus trabalhos e incentivar a pesquisa e o debate deste gênero literário. O Fantasticon Londrina contará também com a Mostra Vincent Price que por toda a semana terá exibições no SESC Londrina.

Outros documentários que serão exibidos são “O Samurai de Curitiba” e “Malditos Cartunistas”. O primeiro foca o trabalho do roteirista e desenhista Claudio Seto entre as décadas de 60 e 80, o quadrinhista ficou famoso por ter estilos diferentes de criar histórias como de samurais, de terror, policiais e eróticas.

Já ”Malditos Cartunistas” traz depoimentos de quatro gerações de cartunistas brasileiros para traçar um panorama sobre a profissão de desenhista de humor no Brasil desde o Pasquim, nos anos 60, até os dias atuais.

A Feira de Quadrinhos é um espaço dedicado a exposição e vendas de HQs. A Revistaria Odisséia dará descontos de até 50%, e no dia 4 de fevereiro será realizado o Dia do Quadrinho Grátis, onde serão distribuídos 1.000 gibis por meio da editora independente Júpiter II, capitaneada pelo editor e roteirista José Salles, que também tem presença garantida no evento.

As exposições de ”Zé Carioca de Renato Canini”, “20 Anos de Didi Volta para o Futuro”, “Raio Negro, Miniaturas e Dioramas sobre a 2ª Guerra Mundial” estarão disponíveis durante todo o evento.

O Londrina Comic Con também realizará workshops e oficinas de pintura e desenho: opções para quem quer ter contato com desenho da figura humana, perspectiva (desenho técnico), pintura digital, desenho de super-heróis, mangás e roteiro. Não há custo para se inscrever nas oficinas e workshops, mas as vagas serão limitadas.

Autores de HQs nacionais estarão presentes para divulgarem os seus trabalhos. Laudo Ferreira Jr irá apresentar “Histórias do Clube da Esquina”, com a narrativa “3 Tiros e 2 Otários” Daniel Esteves e Caio Majado também marcam presença, Daniel ainda estará com a HQ “O Louco, a Caixa e o Homem” feita em parceria com Will, que também apresenta “Anansi: O Senhor das Histórias” e “Ciranda Coraci”.

A revista independente de quadrinhos “Tarja Preta” será representada por Daniel Garcia, que divulgará a última edição da revista. Já Juka, Carlos Nascimento e André Coelho da AQL – Associação de Quadrinhistas de Londrina estarão lançando a primeira edição de “Dossiê Negro”. Eloyr Pacheco e André Coelho lançarão a nova edição de “Escorpião de Prata Aventura + Humor”.

O objetivo do Londrina Comic Con é levar para a cidade um paranorama sobre as Histórias em Quadrinhos no Brasil. O evento é realização do Centro Cultural Eloyr Pacheco juntamente com a AQL- Associação dos Quadrinhistas de Londrina que já desenvolvem um trabalho de discussão, produção e promoção da cultura pop na região.

A AQL recentemente recebeu o título de Entidade Pública do Município de Londrina. A Associação existe desde 1994, mas de três anos pra cá está funcionando a todo vapor. Sem fins lucrativos a AQL tem a ideia de aglutinar pessoas envolvidas com a arte visual em torno de um projeto de produção, criação e estudo das Histórias em Quadrinhos a fim de construir um mercado em nossa região.

O coordenador da AQL e organizador da Londrina Comic Con, o professor e quadrinhista Eloyr Pacheco, já realizou na cidade diversos projetos como: a Semana do Quadrinho Nacional, Projeto Ilustre Convidado, SESC em Quadrinhos, as produções da AQL como o fanzine “Deu Nisso?!” e a revista em quadrinhos comemorativa dos 50 anos da Exposição Agropecuária de Londrina.

Para saber mais sobre o Londrina Comic Con, clique aqui. Siga o evento pelo Twitter: @ldn_comic_con.

Centro Cultural Eloyr Pacheco
Avenida Jorge Casoni, 2242 – Vl. Ipiranga
Londrina – PA
Telefones:
Odisseia (43) 3027-4250
Garagem Hermética/AQL/Linha Clara Escola de Artes (43) 3024-2740

Renato LebeauagendaEloyr Pacheco,Londrina Comic Con,Revistaria Odisséia,SESC LondrinaPara embarcar definitivamente na onda dos grandes eventos nacionais de Histórias em Quadrinhos, será realizado entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro, será no Centro Cultural Eloyr Pacheco e no SESC Londrina, o 4° Londrina Comic Con, um espaço dedicado aos fãs da cultura pop...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe