Na próxima sexta-feira, 6 de setembro, às 19h na Livraria Nobel Salgado Filho, em Natal, acontecerá o lançamento do livro “Grafipar – a editora que saiu do eixo”, com a presença do autor, Gian Danton. A publicação foi uma das finalistas do Troféu HQMIX 2013, na categoria Melhor Livro Teórico sobre Quadrinhos.

A obra é resultado de mais de 20 anos de pesquisas e conta a história dessa editora e de seu líder, o descendente de japoneses e ativista cultural da colônia nipônica Cláudio Seto, também introdutor da linguagem do mangá no Brasil.

Na década de 1970, quando o assunto sexo ainda era tabu, surgiu no Paraná uma editora especializada em erotismo, a Grafipar, que logo se destacou com seus quadrinhos nacionais, sempre misturando erotismo com gêneros como terror, ficção científica, folclore e policial.

Em pouco tempo, a editora transformou Curitiba em um ponto de referência para os quadrinhos nacionais, para onde convergiram importantes desenhistas e roteiristas, como Mozart Couto, Rodval Mathias, Watson Portela, Gustavo Machado, Vilachã, Sebastião Seabra, Fernando Bonini, Itamar Gonçalves e Franco de Rosa, dentre outros.

O livro analisa as revistas da Grafipar, suas histórias e, ainda, trata dos bastidores da “vila de quadrinhistas”, que existiu em Curitiba no início dos anos 1980.

Gian Danton, pseudônimo de Ivan Carlo Andrade de Oliveira, é escritor e roteirista amapaense de histórias em quadrinhos, além de professor da Universidade Federal do Amapá. Começou a escrever quadrinhos com a história Floresta Negra, desenhada por Bené Nascimento (Joe Bennett), e publicada na revista Calafrio (editora D-Arte). Publicou em diversas editoras, como ICEA, Nova Sampa, Metal Pesado e pela estadunidense Fantagraphics Books.

Em 1991, ganhou o prêmio Araxá como melhor roteirista. Seu trabalho mais conhecido na área de quadrinhos foi a graphic novel Manticore, que contava a história do chupa-cabra com clara influência do seriado Arquivo X e dos escritores estadunidenses de ficção científica. Essa revista ganhou os prêmios Angelo Agostini, HQMIX e Associação Brasileira de Arte Fantástica.

Em 2010, ao lado do quadrinhista cearense JJ Marreiro, Gian criou uma história do Astronauta para o álbum MSP+50, livro em homenagem aos 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa. Tem também se dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, com os livros Watchmen e a teoria do caos (Marca de Fantasia), Ciência e quadrinhos (Marca de Fantasia), O Roteiro nas Histórias em Quadrinhos (Marca de Fantasia), e Roteiro para quadrinhos (Popmídia). Mantém o blog Ideias de Jeca-tatu: ivancarlo.blogspot.com.

Lançamento do livro “Grafipar – a editora que saiu do eixo”
Quando: 6 de setembro às 19hs
Onde: Livraria Nobel Salgado Filho
Av. Salgado Filho, 1782 – Tirol
Natal – RN
Contato: (84) 3613-2007

Renato LebeauagendaCláudio Seto,Gian Danton,GrafiparNa próxima sexta-feira, 6 de setembro, às 19h na Livraria Nobel Salgado Filho, em Natal, acontecerá o lançamento do livro “Grafipar - a editora que saiu do eixo”, com a presença do autor, Gian Danton. A publicação foi uma das finalistas do Troféu HQMIX 2013, na categoria Melhor Livro...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe