Amanhã, sábado, 20 de julho, a Gibiteca Municipal de Santos promove um debate sobre os 40 anos do Morcego Vermelho, o alter ego do Peninha criado por Ivan Saidenberg e Carlos Edgard Herrero. Entre as presenças confirmadas estão o editor de quadrinhos e coordenador do núcleo infanto-juvenil da Editora Abril, Paulo Maffia, e a filha de Ivan, Lucila Saidenberg.

Durante o evento, a Abril doará à gibiteca os originais de Duelo de Titãs. A HQ foi desenhada por Herrero e publicada em ZÉ CARIOCA 2385 como parte das comemorações dos 40 anos do Morcego Vermelho. O que muita gente não sabe é que o Morcego Vermelho, primo do famoso Pato Donald, é uma criação brasileira.

Em maio de 1973 chegava às bancas brasileiras o segundo volume da “Edição Extra”. Em duas histórias (“Tudo começou assim…” e “Quem é o Morcego Vermelho?”) nascia a parte super-heróica de um simpático personagem já muito conhecido dos fãs da Disney, o Peninha.

Com texto de Ivan Saidenberg (1940 —2009) e arte de Carlos Edgard Herrero, as histórias contam que o uniforme original do justiceiro era apenas uma fantasia de Carnaval que o Donald havia guardado no sótão de casa. Peninha vestiu o traje a fim de entrar clandestinamente numa festa beneficente em que, ao lado do primo, esperava conseguir um furo de reportagem para o jornal A Patada.

Para marcar os 40 anos de sucesso dessa versão Disney para o Batman, a Abril Cultural lança um almanaque especial do herói. Os convidados irão discutir as características do personagem e responder às perguntas da plateia. Lucila também vai falar sobre o livro que está prestes a lançar, cujo tema é a carreira do pai, um dos principais roteiristas de quadrinhos Disney no Brasil, morto em 2009.

Ainda que sem querer, a estratégia funcionou, pois o evento, repleto de convidados endinheirados, também atraiu os irmãos Metralha e culminou num assalto coletivo. A captura dos bandidos, por puro acaso, deu fama ao “paladino”, que passou a ser equipado pelo Prof. Pardal e ganhou até estátua em praça pública.

A ampla aceitação por parte do público garantiu a volta do personagem em outros dois especiais, um lançado em dezembro de 1973 e o outro, em junho do ano seguinte, também pela coleção Edição Extra (todos acompanhados por pôsteres coloridos do herói, distribuídos como brindes). O Morcego foi, ainda, o único personagem brasileiro da Disney a merecer um lugar entre os 60 bonecos da segunda edição da Disney Collection, enciclopédia lançada recentemente na Itália pela Editora DeAgostini.

A Gibiteca “Marcel Rodrigues Paes” fica no Posto 5, na Avenida da praia, no Boqueirão – Santos (SP), em frente a Rua Osvaldo Cruz. O encontro é a partir das 17h. Para mais informações (13) 3288-1300.

Renato LebeauagendaCarlos Edgard Herrero,Disney,Gibiteca Municipal de Santos,Ivan Saidenberg,Lucila Saidenberg,Morcego Vermelho,Paulo Maffia,Zé CariocaAmanhã, sábado, 20 de julho, a Gibiteca Municipal de Santos promove um debate sobre os 40 anos do Morcego Vermelho, o alter ego do Peninha criado por Ivan Saidenberg e Carlos Edgard Herrero. Entre as presenças confirmadas estão o editor de quadrinhos e coordenador do núcleo infanto-juvenil da Editora...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe