Programação reúne editores, desenhistas e fãs com debates, música e exposições em Santos em comemoração dos 18 anos da Gibiteca Municipal Marcel Paes Rodrigues. Exposição “Dossiê Rê Bordosa” é um dos destaques do evento promovido pela Secretaria de Cultura de Santos em parceria com a Associação Amigos da Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura de Santos (Secult) realiza entre os dias 4 e 12 de dezembro, em parceria com a Associação Amigos da Cultura,  uma programação especial de eventos em comemoração aos 18 anos da Gibiteca Marcel Paes Rodriques.

A abertura acontece dia 4 de dezembro, às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto, com o início da IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Autorais HQ, lançamento do Catálogo 2010, apresentação de músicas de trilhas sonoras de desenhos animados com o Quarteto Carobandé, e debate com os principais nomes das histórias em quadrinhos no País.

Um dos destaques é a exposição ‘Dossiê Rê Bordosa’ do cartunista Angeli, uma mostra com os bonecos, cenários e todo o material para a construção do curta-metragem realizado sobre a personagem dos quadrinhos em stop-motion.

A programação terá oficinas, mostras paralelas, debate com editores independentes, cine HQ (filmes com personagens das HQs), Animelan Movie (exibição de desenhos animados e seriados japoneses). Nomes respeitados no segmento como o jornalista Paulo Ramos ( portal UOL),  JAL (criador do HQ MIX) e a  profª drª Sonia Luyten (organizadora do HQ MIX 2010) estão confirmados.

Para Fábio Tatsubô, um dos organizadores da IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Autorais HQ, o evento reunirá diversos setores das histórias em quadrinhos. “O projeto integra os principais profissionais das HQs em uma mesa redonda, o catálogo e a fanzinoteca dão um panorama da produção nacional de revistas autorais. Junto com as oficinas de iniciação aos desenhos e roteiro, e as exibições de filmes de personagens de HQ  formam um encontro de quem faz com que gosta de quadrinhos”, explica.

O evento é uma realização da Prefeitura de Santos por meio da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Associação Amigos da Cultura. O projeto tem apoio da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Universo HQ, ZAP!HQ e Animelan.

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes fica no Posto 5, praia do Boqueirão, em Santos.  Funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 9h às 14h. Tel.: 3288-1300.

Programação:

A mostra acontece na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes e Pinacoteca Benedicto Calixto.

4 de dezembro (Sábado)
18h. Pinacoteca Benedicto Calixto
Abertura das exposições ‘Fanzines 2010′ e ‘Dossiê  Rê Bordosa’.
Lançamento do catálogo 2010.
18h30. Pinacoteca Benedicto Calixto
Apresentação do Quarteto Carobandé (trilha sonora de d esenhos animados).
19h30. Pinacoteca Benedicto Calixto
Debate ‘Futuro das Histórias em Quadrinhos’ com a mediação do jornalista Paulo Ramos (UOL). JAL (criador do HQ MIX), profª drª Sonia Luyten (organizadora do HQ MIX 2010), Celso Menezes (Jambcks), Renato Guedes (Art&Comics), prof. dr. Gazy Andraus, Emílio Baraçal (Zap HQ!) e Alexandre Barbosa.

5 de dezembro (Domingo)
14h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina ‘Como desenhar Super Heróis’. Quadrinista Eder Messias.
15h30. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina Processos de Roteirização HQ. Emílio Baraçal e Renan Martins Frade (Zap!HQ). Os editores vão analisar portfólios de desenhistas.
17h. Pinacoteca Benedicto Calixto
Debate ‘Desafios dos editores independentes’ com fanzineiros e  produtores autorais. Debatedores: Flávio Grão do blog Zinismo (SP), Douglas Utescher do UGRA Press (SP), Rodrigo Okuyama do fanzine La Permura (SP) , Leandro Atalfin e Rodrigo Gutstein, ambos de Santos.

6 de dezembro (segunda-feira)
18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ ” Persépolis ” – Animação Francesa (2007)
7 de dezembro (terça-feira)
14h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina ‘Como desenhar Super Heróis’. Quadrinista Eder Messias.
18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ (filme de personagens de histórias em quadrinhos).
8 de dezembro (quarta-feira)
18h. Pinacoteca Benedicto Calixto
Exposição ‘A era dos games’ do RC Estúdio, organizado por Cacá Marszolek.
19h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Abertura da Exposição 18 anos da Gibiteca
19h30. Cine HQ: Dossie Rê Bordosa
9 de dezembro (quinta-feira)
18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ “Wood & Stock  – Sexo, Orégano e Rock´n´ Roll” – Animação Brasileira

10 de dezembro (sexta-feira)
16h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Ofic ina ‘Como desenhar Super Heróis’. Quadrinista Eder Messias.
18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ (filme de personagens de histórias em quadrinhos).

11 de dezembro (Sábado)
12 às 19h. Gibiteca e Pinacoteca Benedicto Calixto
Concurso de desenho
Exposição do Animelan
Exposição de gashapon
Área de card game
Campeonato de Jenga
15h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina de Cosplay. Animelan
17h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Animelan Movie (desenho animado japoneses)
18h. Acústico banda Strafe (anime songs)

12 de dezembro (Domingo)
11h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina  ‘Como desenhar personagens de Animê’. Quadrinista Eder Messias.
12h. Animelan Movie (seriados japoneses)

Renato LebeauagendaAngeli,Dossiê Rê Bordosa,fanzines,Gibiteca Municipal Marcel Paes Rodrigues,HQ,Publicações AutoraisProgramação reúne editores, desenhistas e fãs com debates, música e exposições em Santos em comemoração dos 18 anos da Gibiteca Municipal Marcel Paes Rodrigues. Exposição “Dossiê Rê Bordosa” é um dos destaques do evento promovido pela Secretaria de Cultura de Santos em parceria com a Associação Amigos da Cultura A...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe