Para relembrar os 100 anos de Jack Kirby, o Rei dos Quadrinhos, o site Guia dos Quadrinhos, o maior portal sobre HQ do Brasil, preparou uma programação especial com eventos virtuais e reais para todo o mês de agosto, com exposições de arte, debates e sessões de autógrafos.

Nascido em 28 d agosto de 1917, Jack Kirby foi um dos profissionais mais completos dos quadrinhos: roteirista, desenhista, arte-finalista e editor, era uma verdadeira máquina de produzir quadrinhos, com passagens brilhantes pela Marvel, pela DC e por outras editoras.

Na Marvel, criou o Capitão América (com o amigo Joe Simon) e o Quarteto Fantástico, Vingadores, X-Men, Hulk, Homem de Ferro, Thor, Pantera Negra, Surfista Prateado e muitos outros personagens em parceria com Stan Lee – e, para muitos historiadores, sua participação na criação do Universo Marvel é mais importante que a do próprio Lee.

Na DC, criou diversos heróis e vilões marcantes, entre eles o déspota espacial Darkseid, o grande vilão do universo cinematográfico da DC Comics, que terá destaque em filmes como Liga da Justiça, que estreia em novembro. Em novembro também estreia o filme Thor: Ragnarok, que tem figurino e cenários fortemente inspirado em conceitos visuais criados por Kirby.

COMEMORAÇÃO

O site Guia dos Quadrinhos uniu-se a alguns parceiros para um mês de comemorações pelo centenário de Jack Kirby, falecido em 1994. Serão diversos eventos no mundo virtual e no mundo real para relembrar a carreira e as criações de uma dos maiores gênios da nona arte e apelidado de "o rei dos quadrinhos".

NO MUNDO VIRTUAL

Uma capa por dia

Durante todo o mês de agosto, o Guia dos Quadrinhos postará nas redes sociais capas de revistas em quadrinhos com artes de Jack Kirby. Serão desde capas de revistas clássicas até edições mais recentes que foram abrilhantadas pela arte expressiva de Kirby. Será postada uma capa diferente a cada dia, que poderá ser visualizadas no site e nas contas do Guia dos Quadrinhos no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Um artigo por semana

Informações e curiosidades sobre Kirby serão disponibilizados em artigos semanais no site do evento Festival Guia dos Quadrinhos (www.fgdq.com.br). Suas grandes contribuições para o mercado dos quadrinhos, suas criações inesquecíveis, suas desavenças com a Marvel – que negou ao autor por décadas o reconhecimento de sua autoria nos grandes heróis da editora – e muito mais.

NO MUNDO REAL

Sessão de autógrafos

Sábado, 5 de agosto, o Guia dos Quadrinhos promoverá na loja Pop Art's uma sessão de autógrafos do livro de arte Os Mundos de Jack Kirby, uma publicação do próprio site, que traz ilustrações inéditas feitas por 100 desenhistas brasileiros e que homenageiam criações de Jack Kirby, além de textos do pesquisador de quadrinhos, Ben Santana que conta as origens de cada trabalho e personagem criados por Kirby.

O luxuoso volume tem trabalhos de profissionais conhecidos no Brasil e no exterior, como Alex Genaro, Al Stefano, Bira Dantas, Caio Cacau, Daniel HDR, Eric Peleias, Flávio Luiz, Franco de Rosa, Germana Viana, Joel Lobo, Klebs Júnior, Laudo Ferreira, Luke Ross, Mario Cau, Octavio Cariello, Omar Viñole, Paulo Mansur, Renata C B Lzz, Sam Hart, Thiago Spyked, Tom Dutra, Will e Will Conrad.

Os artistas estarão presentes na loja das 15h às 19h para conversar com os visitantes e autografar o livro, que estará à venda com desconto. O endereço da loja Pop Art's é Rua Domingo de Morais nº 348 – Loja 27, próximo ao metrô Ana Rosa.

Debate: Kirby, Rei dos Quadrinhos

Quem foi mais importante para a criação do Universo Marvel: Jack Kirby ou Stan Lee? Quais inovações Kirby trouxe ao mercado de quadrinhos? Porque suas contribuições para a Marvel foram menosprezadas pela editora? Estes e outros assuntos serão debatidos por especialistas, artistas e pesquisadores em um debate marcado para 19 de agosto a partir das 15h no Instituto HQ, localizado na Avenida Pompeia nº 2040, em São Paulo. A mediação é do jornalista Maurício Muniz.

Exposição de arte

Entre os dias 19 de 28 de agosto, o Instituto HQ sediará uma exposição sobre a vida e os trabalhos de Jack Kirby, apresentando ainda algumas das mais belas ilustrações criadas para o livro O Mundo de Jack Kirby. A curadoria da exposição é de Edson Diogo, criador do site Guia dos Quadrinhos, e de Will, um dos artistas gráficos mais atuantes no mercado nacional de quadrinhos.

Como parte das comemorações, o Instituto HQ, uma das mais renomadas escolas de formação para profissionais de quadrinhos no Brasil, oferece uma promoção para matrículas realizadas durante o período da exposição: os alunos que apresentarem uma revista em quadrinhos com arte de Jack Kirby, com data de publicação anterior à década de 1980, ganharão 20% de desconto nos cursos oferecidos.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/08/kirby_100anos.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/08/kirby_100anos-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seAl Stefano,Bira Dantas,Caio Cacau,Daniel HDR,Edson Diogo,Eric Peleias,Flávio Luiz,Franco de Rosa,Germana Viana,Guia dos Quadrinhos,Jack Kirby,Joel Lobo,Klebs Júnior,Laudo Ferreira,lex Genaro,Luke Ross,Marvel,Mário Cau,Octavio Cariello,Omar Viñole,Paulo Mansur,Renata C B Lzz,Sam Hart,Thiago Spyked,Tom Dutra,Will,Will ConradPara relembrar os 100 anos de Jack Kirby, o Rei dos Quadrinhos, o site Guia dos Quadrinhos, o maior portal sobre HQ do Brasil, preparou uma programação especial com eventos virtuais e reais para todo o mês de agosto, com exposições de arte, debates e sessões...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe