Não sei se seria exagero dizer que 2011 será o ano de eventos sobre HQs, mas que é inevitável negar que as opções aumentaram bastante e elas não se limitam apenas a região sudeste do Brasil.

Um bom exemplo disso é a Gibicon nº0, evento internacional de história em quadrinhos, que vai ocupar diversos espaços da cidade de Curitiba com minicursos, oficinas, palestras, debates e muitos convidados da área.

O evento com data marcada para os dias 15,16 e 17 de julho levará até a capital paranaense uma extensa programação, e como diz o próprio texto do site, a Gibicon será curta, porém intensa. Embora concentrada em apenas três dias, o evento tem atrações bastante significativas para os quadrinhos nacionais e internacionais. A Gibicon surge como parte das festividades dos 30 anos da Gibiteca de Curitiba – a primeira do país – a ser comemorado ano que vem. E ai vem o grande trunfo, o evento é chamado de “zero” por ser um aquecimento, mais precisamente uma prévia das diversas atividades da próxima edição.

Além de lançamentos como do documentário Malditos Cartunistas que será no dia 15 de julho, com a presença do diretor Daniel Juca para um bate-papo Após a exibição do filme, o evento traz diversas exposições e inúmeros convidados como quadrinhistas locais para mostrar a força da produção curitibana no cenário nacional ao mesmo tempo em que apresenta quadrinhistas do mundo todo.

Confira os convidados: André Caliman, André Diniz, Benett, Carlos Magno, Eddy Barrows, Erica Awano, Fábio Moon, Fulvio Pacheco, Gabriel Bá, Ivan Reis, Joe Bennett, Joe Prado, Lourenço Mutarelli, Paixão, Paulo Ramos, Pryscila Vieira, Rafael Coutinho, Ricardo Manhães, Sidney Gusman, Solda e Sonia Luyten.

Abaixo segue a programação das palestras que estão programadas para o evento. A organização avisa que não será cobrado ingresso para essas atividade. Para se inscrever é preciso doar um exemplar em bom estado de uma revista ou livro de história em quadrinhos.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão, Rua Carlos Cavalcanti 533- Centro). Informações no fone (41) 3321-3250. Lembrando que a Gibiteca de Curitiba agradece qualquer doação além da exigida, para a renovação contínua de seu acervo.

Programação das palestras

SEXTA-FEIRA – 15 DE JULHO

16h – 2 IRMÃOS, 10 PÃEZINHOS, UMA HISTÓRIA (Memorial de Curitiba)Premiados nacional e internacionalmente, os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon falam de sua carreira, processo de trabalho e projetos futuros.

17h30 – OS QUADRINHOS NA FRANÇA E NA BÉLGICA (Aliança Francesa)
O quadrinista brasileiro Ricardo Manhães, que publica seu trabalho no mercado franco-belga, fala sobre sua experiência.

SÁBADO – 16 DE JULHO

10h – CINEMA E QUADRINHOS (Paço da Liberdade – Sala de cinema)
O crítico de cinema Marden Machado fala das história das adaptações dos quadrinhos para a tela grande.

11h30 – QUADRINHOS DIGITAIS (Paço da Liberdade – Sala de cinema)
O roteirista Leonardo Melo fala das novas mídias digitais e o futuro das HQs nesses suportes.

14h – MSP: OS QUADRINHOS DE MAURICIO DE SOUSA (Paço da Liberdade – Sala de cinema)
Sidney Gusman, gerente de projetos do estúdio MSP e editor da série de livros MSP50, fala da carreira do maior autor de quadrinhos infanto-juvenis brasileiro.

15h30 – O PODER DO MANGÁ (Paço da Liberdade – Sala de atos)
A pesquisadora Sonia Luyten fala sobre história, linguagem e curiosidades dos quadrinhos japoneses.

16h – COMO ENTRAR NO MERCADO AMERICANO (Paço da Liberdade – Sala de cinema)
O agente do estúdio Impacto, Klebs Jr., orienta os artistas que pretendem ingressar nesse concorrido mercado de trabalho.

17h30 – LOURENÇO MUTARELLI (Paço da Liberdade – Sala de atos)
O quadrinista, escritor, dramaturgo e ator Lourenço Mutarelli fala sobre sua trajetória artística.

Então não perca tempo. Se você estiver em Curitiba entre os dias 15 e 17 de julho visite o evento, passeie pela cidade, explore a Gibiteca e os espaços de exposição e debates, veja os artistas e prestigie sua produção.

Para saber mais sobre a Gibicon e toda a grade de oficinas, debates, exposições e atividades acesse gibicon.com.br.

Renato LebeauagendaAndré Caliman,André Diniz,Érica Awano,Benett,Carlos Magno,Daniel Juca,Eddy Barrows,Fábio Moon,Fulvio Pacheco,Gabriel Bá,gibicon,Gibiteca de Curitiba,IVAN REIS,Joe Bennett,Joe Prado,Lourenço Mutarelli,Malditos Cartunistas,Paixão,Paulo Ramos,Pryscila Vieira,Rafael Coutinho,Ricardo Manhães,Sidney Gusman,Solda,Sonia LuytenNão sei se seria exagero dizer que 2011 será o ano de eventos sobre HQs, mas que é inevitável negar que as opções aumentaram bastante e elas não se limitam apenas a região sudeste do Brasil. Um bom exemplo disso é a Gibicon nº0, evento internacional de história em quadrinhos,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe