O encontro Fanzinada acontece pela primeira vez em Porto Alegre, com exibição de documentários, debate e exposição de fanzines

Criado e coordenado por Thina Curtis, o Fanzinada é um projeto que reúne pessoas interessadas na produção de publicações alternativas. É um espaço de encontro de quem produz, lê ou tem curiosidade por fanzines, quadrinhos e cultura underground.

O primeiro encontro aconteceu em 2010 Santo André (SP), no espaço cultural Gambalaia, em comemoração ao dia internacional do Fanzine (29 de abril). De lá pra cá o evento tomou força e vem acontecendo esporadicamente em diversos locais pelo Brasil e agora ganha sua primeira edição em solo gaúcho.

Em sua passagem pelo Rio Grande do Sul, a organizadora do projeto também irá participar do “Garagem Aberta”, evento que acontece dia 14 de janeiro no Centro Cultural Marcelo Breunig em Campo Bom. O evento, organizado por Alexandre Fogo, faz parte do Verão Revolução.

Vale lembrar que o evento é uma realização do Zinescópio, e é gratuito. Confira abaixo as atividades:

– Punk S.A.
(Documentário / Santo André-SP / 20’30’’/ 2010)
Vídeo produzido pela Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André/SP que mostra um pouco do movimento punk no ABC paulista, destacando bandas influentes do cenário underground nacional como DZK, Garotos Podres e Hino Mortal.
Realizadores: Thina Curtis, Rafael Batalhão, Ary Neto e Aline Pegorin.
Orientação: Bruno Carneiro.

– Fanzineiros do Século Passado
Capítulo 1: As dificuldades para botar o bloco na rua e a rede social analógica
(Documentário / São Paulo-SP / 31’14’’ / 2011)
Produzido por fanzineiros de todo o território nacional para tentar explicar o que é esse tal de fanzine. Totalmente sem fins lucrativos, feito somente com a força e a paixão, aquela mesma que tínhamos quando fazíamos os tais fanzines de papel! Una-se a nós!
Idealizado, coordenado e dirigido por Márcio Sno.
Trilha Sonora: Poindexter.

– Debate
Thina Curtis (Santo André/SP) – Fanzineira, arte-educadora, poetisa e documentarista. Editou os fanzines Violet Arcana e Sacred, colaborou com diversas outras publicações, como a revista Central Rock. Atualmente edita o fanzine Spell Work e coordena o projeto Fanzinada, trabalha com oficinas de fanzines aplicando arte-educação e utiliza os fanzines como ferramenta política e educacional.

Jamer Mello (Porto Alegre/RS) – Pesquisa cinema, arte, filosofia e a estética dos fanzines. Integra a equipe de produção do CineEsquemaNovo, é editor do Fanzine Badalhoca e idealizador do Zinescópio – biblioteca virtual de fanzines.

Daniel Villaverde (Porto Alegre/RS) – Edita e coleciona fanzines desde os anos 90. Ministra oficinas e palestras sobre publicações alternativas e circuito do rock underground. Responsável pelo Punch Drunk, selo que tem lançado discos de bandas independentes desde 2001.

Fanzinada em Porto Alegre
Exibição dos documentários “Punk S.A.” e “Fanzineiros do Século Passado” + bate-papo sobre fanzines com Thina Curtis (SP), Jamer Mello e Daniel Villaverde + exposição de fanzines.
Quando: Sexta-feira – 13 de janeiro de 2012 – 20h
Onde: Espaço Libertário Moinho Negro – Rua Marcílio Dias 1463, Porto Alegre – RS.
Quanto: grátis

Renato LebeauagendaFanzinada,fanzine,Thina CurtisO encontro Fanzinada acontece pela primeira vez em Porto Alegre, com exibição de documentários, debate e exposição de fanzines Criado e coordenado por Thina Curtis, o Fanzinada é um projeto que reúne pessoas interessadas na produção de publicações alternativas. É um espaço de encontro de quem produz, lê ou tem...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe