Inaugurada durante o 29º Troféu Angelo Agostini, exposição será exibida até 28 de fevereiro no Memorial da América Latina

No dia 2 de fevereiro mais de 250 pessoas lotaram o Auditório da Biblioteca doMemorial da América Latina para prestigiar o 29º Troféu Angelo Agostini, tradicional evento que premia os melhores trabalhos profissionais da arte sequencial nacional em oito categorias. Você confere a cobertura da cerimonia de entrega, clicando aqui.

Durante o evento, organizado pela AQC-ESP – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo – foi inaugurada a exposição Os Trapalhões no Estúdio Ely Barbosa, com cerca de 42 páginas originais produzidas durante a década de 1980 contendo rascunhos, capas e páginas finalizadas e colorizadas manualmente, a fim de mostrar o trabalho artesanal, feito por muitos artistas do traço, do nanquim, das cores e das letras que fizeram a história da HQ nacional.

De 1976 a 1987, o Gibi dos Trapalhões foi publicado pela Editora Bloch. Em 1979, passou a ser produzido pelo Estúdio Ely Barbosa, criador de inúmeros personagens como Cacá e sua Turma, Gordo, Patrícia, Os Amendoins, Zé Apostador, entre outros.

Ely foi uma das figuras mais importantes para o quadrinho brasileiro, pois além de grande criador de personagens carismáticos, também foi empresário de sucesso, tendo empregado em seu estúdio muitos desenhistas veteranos como Eduardo Vetillo, Bonini, Joel França, Watson Portela, João Batista Queiroz, Sergio Lima, Carlos Migliorin, Pontes, Kimura e, os então novatos, Bira Dantas, Cidão Norberto e Alexandre Silva. Estes últimos, junto com Vetillo, realizaram uma animada palestra sobre os gibis dos Trapalhões durante o evento.

Com entrada franca, a exposição “Os Trapalhões no Estúdio Ely Barbosa” ficará aberta ao público até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9 as 18h e, aos sábados das 9 as 15 horas.

Exposição “Os Trapalhões no Estúdio Ely Barbosa”
Entrada Franca
Quando: até 28 de fevereiro
Horário: segunda a sexta, das 9 as 18h e, aos sábados das 9 as 15 horas.
Onde: Biblioteca do Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – (SP)

Renato LebeauagendaAlexandre Silva,Bira Dantas,Bonini,Carlos Migliorin,Cidão Norberto,Eduardo Vetillo,Ely Barbosa,João Batista Queiroz,Joel França,Kimura,Pontes,Sérgio Lima,Trapalhões,Watson PortelaInaugurada durante o 29º Troféu Angelo Agostini, exposição será exibida até 28 de fevereiro no Memorial da América Latina No dia 2 de fevereiro mais de 250 pessoas lotaram o Auditório da Biblioteca doMemorial da América Latina para prestigiar o 29º Troféu Angelo Agostini, tradicional evento que premia os melhores...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe