Quem duvida que quadrinhos e escola não combinam, ou pior, para os que não conseguiram ainda enxergam o potencial didático do universo das HQs, não podem deixar de conferir a exposição Galeria de Super-heróis Brasileiros, uma mostra realizada a partir de trabalhos de alunos da 5º série do ensino fundamental da Escola Estadual José Alves de Cerqueira César (SP).

Na exposição os visitantes irão conhecer alguns dos principais super-heróis brasileiros que fizeram e fazem parte da história dos quadrinhos nacionais, e todo esse trabalho é resultado do projeto interdisciplinar “Os Vingadores ao lado dos super-heróis brasileiros aliados do processo ensino-aprendizagem”.

A abertura será no dia 31 de maio, quinta-feira, a partir da 14h e na ocasião haverá uma oficina com o quadrinhista Will. Vale ressaltar que o projeto apresentou para os alunos o universo ficcional da criação de super-heróis brasileiros, debateu sobre os elementos comportamentais, físicos, geográficos, artísticos, científicos, políticos e culturais que permeiam a sociedade e o mundo onde vivemos.

Como ponto de partida o projeto utilizou o filme “Os Vingadores” e por meio dele, procurou levar aos alunos a produção brasileira de super-heróis, incentivando-os a criar seus próprios personagens e com isso fazê-los descobrir os critérios ou mecanismos que dão credibilidade a essas criações ficcionais.

De acordo com Denis Basílio, organizador do projeto, “com um projeto interdisciplinar como esse, todos podem falar com unidade para que o educando também entenda que as disciplinas caminham numa mesma direção. O cinema é uma linguagem artística autônoma que abarca todas as faixas etárias em especial os adolescentes, público com o qual o tema será desenvolvido.”

O bacana é que no projeto os s super-heróis brasileiros incentivaram os alunos a iniciarem ma aventura cheia de conhecimento, informação, cultura e patriotismo, desbravando com a Língua Portuguesa, a Matemática, a História, a Geografia, as Ciências e as Artes em um universo de saberes, prazeres e assim mostrar que também são produtores de conhecimento e podem assimilar os estudos nas diversas abordagens.

Para o professor:
Para você professor, arte educador ou profissional que tenha a oportunidade de trabalhar com crianças e pretende se basear no projeto, abaixo seguem algumas dicas propostas pelo idealizador do projeto:

Conteúdo:
Palavras chaves quando se trabalhar na disciplina de arte: desenho, pintura, colagem, linguagens artísticas: cinema, histórias em quadrinhos, criação de personagens e super-heróis.

Ações:
Apresente personagens de histórias em quadrinhos por meio de: leitura de imagens dos personagens com seus uniformes, poderes e super-poderes, aspectos físicos das figuras; as criações de artistas brasileiros e seus respectivos personagens; um pouco de história e a produção dos alunos.

Busque:
Incentive os alunos a desenvolvem a capacidade de observar, avaliar e criar, comparando e analisando as imagens que serão apresentadas.

Nem precisamos dizer que iniciativas como essas devem ser copiadas, compartilhadas e divulgadas. “O projeto é um exemplo de participação real que une os conteúdos curriculares ao meio social com um produto conhecido dos educandos para estudar a proposta curricular de forma diferenciada. Assim todos já estão convidados para a exposição que terá início no dia 31 de maio de 2012 na E.E. José Alves de Cerqueira César”, finaliza Denis.

E. E. José Alves de Cerqueira César
Av. São Luiz, 484 – Vila Rosália (perto da FIG – Unimesp)
Guarulhos – SP
(11) 3455-0166

Renato LebeauagendaDenis Basílio,Escola Estadual José Alves de Cerqueira César,Galeria de Super-heróis Brasileiros,WillQuem duvida que quadrinhos e escola não combinam, ou pior, para os que não conseguiram ainda enxergam o potencial didático do universo das HQs, não podem deixar de conferir a exposição Galeria de Super-heróis Brasileiros, uma mostra realizada a partir de trabalhos de alunos da 5º série do ensino...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe