Um grande encontro de gerações de quadrinistas em homenagem ao jornalista Marcel Rodrigues Paes, um dos pioneiros na pesquisa das histórias em quadrinhos no País. Essa é a proposta do evento que acontece no dia 17 de dezembro, a partir das 10h na Gibiteca Municipal de Santos – Posto 5.

O jornalista Marcel Rodrigues Paes foi um dos pioneiros na pesquisa sobre histórias em quadrinhos no País, nasceu em 16 de agosto de 1966 e faleceu em 30 de novembro de 1992, aos 26 anos de idade. Cursou Jornalismo de 1985 a 1988 na “FACOS”, Faculdade de Comunicação Social da UniSantos – Universidade Católica de Santos.

Em julho de 1988 começou a trabalhar no jornal A Tribuna de Santos, destacou-se por sua dedicação e ética profissional, e em 1991 seu talento foi reconhecido ao ponto de ganhar espaço com uma coluna assinada sobre Histórias em Quadrinhos, publicada no Caderno de Artes toda quarta-feira, a primeira coluna sobre o tema HQ em um jornal diário do Litoral Paulista. Seu acervo pessoal deu início a história da Gibiteca de Santos. A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes foi inaugurada em 12 de dezembro de 1992.

Confira a programação do evento:

10h30 a 12h
Bate- Papo com crianças – Conhecendo a Gibiteca – atividade voltada às crianças em idade de alfabetização com o objetivo de apresentar os gibis, incentivá-las a lê-los e depois desenharem uma HQ curta, interagindo e contando sobre a história que leram. Nessa atividade, as crianças serão incentivadas a desenharem um final diferente para as histórias que leram e ganharão um gibi ao final da atividade.

13h
Abertura da exposição ‘Guerras Calazanistas’

13h30
Homenagem ao Marcel com o Calazans

14h
Bate papo e tarde de autógrafos Flávio Calazans (Guerras Calazanistas), Marcos Venceslau (Inquietude), Clayton InLoco (Teia Escarlate) e Gazy Andraus (Homo Eternus)

15h
Bate-Papo ‘Jornalismo em Quadrinhos’ com Carolina Ito, Alexandre Barbosa (BAR) e DaCosta

16h
‘Vantagens de ser independente’ com Victor Freudt, Bispo, Larissa Palmieri e Daniel Esteves

17h
‘Evolução/reboots/ mudanças no mercado de quadrinhos de super-heróis com os filmes e séries’ com Andre Azenha, Gabi Franco e Emílio Baraçal

18h
Apresentação do vídeo homenagem a Gibiteca

18h15
Apresentação do relatório 2017

18h30
Homenagem a D. Vilma, mãe de Marcel, e doação de uma carta do jornalista de Celso Menezes.

A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes conta com mais de 25 mil títulos, realiza exposições, oficinas de iniciação artística, aperfeiçoamento e formação, bate papo e lançamentos com autores consagrados e independentes e atividades relacionadas como: RPG, cardgames, boardgames, cultura pop japonesa e jogos eletrônicos. Recebeu o Prêmio Angelo Agostini em 2015, na categoria Jayme Cortez (valorização das HQs) como a gibiteca mais atuante do País.

A Gibiteca de Santos é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santos e se localiza no Posto 5, orla do Boqueirão. Funciona de terça a sexta das 14h às 19h, sábado das 9 às 19h; e domingo das 9h às 13h. Mais informações (13) 3288-1300.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/12/gibiteca-de-santos-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/12/gibiteca-de-santos-1-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seGibiteca de Santos,Marcel Rodrigues PaesUm grande encontro de gerações de quadrinistas em homenagem ao jornalista Marcel Rodrigues Paes, um dos pioneiros na pesquisa das histórias em quadrinhos no País. Essa é a proposta do evento que acontece no dia 17 de dezembro, a partir das 10h na Gibiteca...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe