itau-cultura

Em agosto, o universo das histórias em quadrinhos chega ao Itaú Cultural: são quatro dias de programação (2, 9, 16 e 23 de agosto), com feira de HQs com artistas, coletivos, selos e instituições ligadas à área – Banca de Quadrinistas – e debates ilustrados ao vivo, junto à reflexão sobre a produção e projetos neste segmento – Caminhos da HQ.

A Banca de Quadrinistas é uma feira que dá chance aos artistas de apresentar suas HQs. É uma oportunidade muito bacana para trocar experiências e expor trabalhos de artistas mais conhecidos ou com menos bagagem, em contato com o público interessado em histórias em quadrinhos.

Nos dias 2, 9 e 16, às 19h, acontecem os debates Caminhos da HQ, que misturam a fala e a produção de desenhos ao vivo em um painel, realizados pelos próprios artistas convidados. E o público pode conhecer mais sobre técnicas e bastidores de uma produção. Os temas dos debates de cada dia são: Seu Projeto em Quadrinhos, Os Lugares do Sagrado nas HQs e Mangá Brasileiro.

Os convidados para a Banca de Quadrinistas no dia 2 são: Mariana Cagnin (autora dos quadrinhos Black Silence) José Aguiar, Laudo Ferreira (autor da trilogia Yeshuah) – que também estarão nos debates – e a Quanta Academia de Artes. E José Aguiar lança a versão impressa de A Infância no Brasil na Banca neste dia.

No dia 9: Alex Mir, Série Postal, com Ramon Vitral e Paula Puiupo, Sirlanney Nogueira (autora da série Magra de Ruim) e Alexandra Moraes (O Pintinho). Ramon Vitral e Paula Puiupo lançam, neste dia, o novo cartão postal da Série Postal, que tem foco na projeção e divulgação de novos talentos do mercado nacional de HQs.

No dia 23: Aline Lemos, Alex Rodrigues e Daniel Esteves, Alexandre de Maio, e Cris Peter.

Já no Caminhos da HQ do dia 2: José Aguiar e Mariana Cagnin participam da conversa Seu Projeto em Quadrinhos. No dia 9: Alex Mir e Laudo Ferreira falam sobre Os Lugares do Sagrado nas HQs. No dia 16, Marcelo Cassaro e Petra Leão debatem sobre o mangá brasileiro.

Cobertura em Quadrinhos

Durante os quatro dias de evento haverá uma cobertura jornalística especial, realizada pelo especialista em jornalismo em quadrinhos Alexandre de Maio. Ele acompanhará todos os dias de evento e, após o término, vai entregar uma HQ que será disponibilizada no site do Itaú Cultural. De Maio estará presente também como expositor na feira no dia 23.

Quadrinhos e seus autores têm sido protagonistas em diversas atividades do Itaú Cultural. Por exemplo, nos três eventos da série Ocupação que homenagearam os quadrinistas Angeli (2012), Laerte (2014) e Glauco (2016) – as duas primeiras vencedoras do Troféu HQ Mix na categoria Exposição e a última, recém-indicada ao mesmo troféu, na categoria Evento. Artistas como Lourenço Mutarelli, Fábio Moon, Gabriel Bá, Marcelo D’Salete, Carol Rossetti e Rafael Coutinho, entre outros, também já estiveram na programação do instituto. Um pouco da produção relacionada a HQs do Itaú Cultural pode ser conferido em vídeos clicando aqui.

Banca de Quadrinistas
Dias, 2, 9 e 23 de agosto, das 14h às 20h
Sala Multiuso
Sem distribuição de ingressos: visitação rotativa
Classificação indicativa: livre

Caminhos da HQ

Dias 2, 9 e 16 de agosto, às 19h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Bela Vista (prox. Estação Brigadeiro do Metrô)
São Paulo - SP
11. 2168-1776/1777

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/07/Jose-Aguiar_foto_3_credito_Lex_Kozlik.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/07/Jose-Aguiar_foto_3_credito_Lex_Kozlik-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seBanca de Quadrinistas,Caminhos da HQ,Itaú CulturalEm agosto, o universo das histórias em quadrinhos chega ao Itaú Cultural: são quatro dias de programação (2, 9, 16 e 23 de agosto), com feira de HQs com artistas, coletivos, selos e instituições ligadas à área – Banca de Quadrinistas – e debates ilustrados ao vivo, junto...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe