Benicio e Gonçalo Junior lançam o livro “E Benicio criou a mulher…” para marcar o retorno da Opera Graphica

Marquem a data: 19 de dezembro de 2012. Sim, exatamente hoje. Não leitor, não é o fim do mundo, mas sim o retorno de uma grande editora nacional, e em grande estilo. Se você estiver em São Paulo e não tem nada marcado então já sabe pra onde ir a partir das 19 horas. Vá para a Livraria da Vila presenciar a noite de autógrafos com Benício e Gonçalo Junior e confira o retorno da renomada Opera Graphica Editora que volta à ativa com um presente para os fãs e admiradores do desenho e da arte, com seu primeiro lançamento “E Benício criou a mulher…”

Para quem não sabe, Benicio é o desenhista dos cartazes de cinema e pin-ups ganha e agora ganha um livro biográfico escrito por Gonçalo Junior. A publicação esmiúça a carreira do maior artista brasileiro que soube transpor para o papel, imagens de belíssimas e sedutoras mulheres, e centenas de capas de pocket book e cartazes de cinema.

Boa parte dos mais importantes filmes brasileiros realizados entre 1965 e 1985 — cerca de 300 — teve o cartaz criado num estúdio no Rio de Janeiro por um artista gaúcho, o discreto José Luiz Benicio da Fonseca, ou apenas Benício. Ele chegou a fazer mais de 30 cartazes por ano. A lista vai de A madona de Cedro, Independência ou morte e O Casamento, ao megassucesso Dona Flor e seus dois maridos, até o recente Pelé eterno.

O artista gráfico produziu também os pôsteres de todos os filmes de Os Trapalhões feitos de 1974 a 1991. Precisamente, 31. Mas foi no gênero pornochanchada que acabou por se tornar o ícone de uma época e de uma geração. Não é possível relembrar as décadas de 197O e 1980 sem vir à mente atrizes voluptuosas, de olhos grandes, lábios carnudos, curvas de violão e decotes generosos dessas comédias que ele soube representar com seu talento único. Mais de duas centenas de cartazes dessas produções saíram de sua prancheta.

Coube a Benicio dar cara também a outro formato de comunicação popular, os livros de bolso, descartáveis e vendidos em bancas de jornal. Para a mítica editora carioca Monterrey, onde estreou em 1963. Ele fez mais de cinco mil capas. Boa parte com a heroína Brigitte Montfort, a espiã americana que teve cerca de 500 volumes publicados em quatro décadas, e centenas de reedições. Fenômeno único no mercado editorial brasileiro.

Neste perfil biográfico lançado originalmente em 2006, agora revisto, ampliado e reescrito, Benicio é revelado como pessoa e como artista. Quem poderia imaginar, por exemplo, que ele foi um genial pianista cuja promissora carreira acabou abortada na década de 1950 para que pudesse se dedicar ao desenho?

O livro conta ainda como, após a infância difícil em Porto Alegre, ele começou na editora carioca RGE, de Roberto Marinho, onde se destacou como capista das revistas femininas Cinderela e Contos de Amor, de Filmelandia e Radiolandia. Até entrar no mundo do publicidade, da literatura e do cinema.

A obra traz também dezenas de fotografias da vida pessoal de Benicio, em diferentes épocas. Apresenta mais de 100 imagens coloridas de suas magníficas criações, e centenas de imagens em preto e branco. Muitas delas raras.

O autor, Gonçalo Junior, elaborou o livro após muitas horas de entrevistas e anos trocando correspondências com o ilustrador. Compondo assim um volume imperdível, que emociona por revelar o alto grau de cavalheirismo deste artista oriundo da aristocracia originada nas estâncias do interior do Rio Grande do Sul.

E Benicio criou a mulher…

Opera Graphica Editora
Autor: Gonçalo Junior
416 páginas – 80 em cores
16 x 23 cm
R$ 79,90

Livraria da Vila

Alameda Lorena, 1731 – Bela Vista
São Paulo – SP
(11) 3062-1063

Renato LebeauagendaBenício,E Benicio criou a mulher,Gonçalo Junior,Livraria da Vila,Opera GraphicaBenicio e Gonçalo Junior lançam o livro “E Benicio criou a mulher...” para marcar o retorno da Opera Graphica Marquem a data: 19 de dezembro de 2012. Sim, exatamente hoje. Não leitor, não é o fim do mundo, mas sim o retorno de uma grande editora nacional, e em grande...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe