nychos“Entre Vísceras e Músculos”

A fala do artista Nychos ‘The Weird’ na Pixel Show 2014 me fez pensar em possibilidades de explorar mais personagens dissecados e cortados em HQs. O ilustrador foi um dos palestrantes do dia 18/10 da maior conferência internacional de arte e criatividade da America Latina.

Nychos é austríaco e grafita pelas ruas de São Paulo, Detroit, Bristol, São Francisco, Miami entre tantos outros polos de arte urbana.

O artista exibiu alguns de seus livros de anatomia utilizados para estudar seus primeiros desenhos e deu um enfoque especial em revelar seu processo criativo e os bastidores de seus murais.

nychos-zupiSendo filho de caçadores, o caráter visceral e a perecibilidade da carne está presente em sua vida desde cedinho e é sempre bem explícita em suas temáticas.

Seu processo criativo passa por três fases: as duas primeiras são o estudo inicial da ideia-tema e a produção de um primeiro rascunho com as formas estruturais do objeto. No entanto é na hora que está de frente para um muro que saem as ideias finais, incrementando detalhes conforme a tinta vai saindo da lata de spray, utilizando-se da mistura de cores para compor as entranhas de seus personagens.

Apesar da riqueza de detalhes, Nychos diz que faz tudo sempre muito rápido, começa pela estrutura e logo passa a detalhar o mais rápido possível, afinal, grafitar em paredes públicas ainda é ilegal na maior parte do mundo.

Ele deixa claro que não tem a intenção de atingir uma reprodução anatômica perfeita mas tratar do tema que o moveu até o muro mais próximo. Ele exemplifica com um dos murais que produz um atum cortado em rodelas de sushi. Para ele, a intenção é alertar para o consumo excessivo de peixes que altera cadeias alimentares naturais.

destaque-nychos-zupi-21No entanto, não deixa de lado a provocação a instituições seculares ou tradições regionais. Confessa que foi bastante criticado em uma pequena cidade ao dissecar um tubarão, afinal, este era considerado sagrado para o povoado e macular sua imagem era um desrespeito. Além disso, na conservadora cidade de Munich, Nychos fez o mural de um esqueleto saindo do caixão e ascendendo ao céu juntamente com notas de dinheiro (nos fundos do edifício de um monastério).

Apesar de um trabalho muito interessante, fiquei pensando em como esse estilo de representação e de desenvolvimento de personagens cairia bem aos quadrinhos. Desconheço desenhistas de HQ com personagens em carne e vísceras da mesma forma que Nychos e gostaria muito de ver isso acontecer.

Vai que esse post inspira alguém, né?

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/10/nychos4-zupi.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/10/nychos4-zupi-300x300.jpgPriscila Pirescobertura de eventosarte urbana,Nychos,Pixel Show“Entre Vísceras e Músculos” A fala do artista Nychos ‘The Weird’ na Pixel Show 2014 me fez pensar em possibilidades de explorar mais personagens dissecados e cortados em HQs. O ilustrador foi um dos palestrantes do dia 18/10 da maior conferência internacional de arte e criatividade da America Latina. Nychos é...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe