Tarde e noite dos dias 20 e 21 de abril em Belo Horizonte (MG) foram os períodos e as datas para realização do evento que se propôs a atender o público fã de heróis e vilões, seja dos quadrinhos, das animações, videogames, filmes, seriados e livros. Contando com presenças ilustres do mundo nerd, como artistas de HQs e podcasters, o Heroes Festival envolveu e agradou os presentes no espaço cultural Cento e Quatro justamente por viabilizar um contato bastante próximo entre as pessoas, artistas, amantes de Star Wars, amigos, fãs e demais interessados.

Não importa sua idade – Embora o perfil do evento pudesse privilegiar um enfoque atrativo para um público predominantemente jovem e numeroso, é seguro dizer que havia uma boa, mas pequena e significativa parte composta por nerds da velha guarda. Há quem aponte falhas na divulgação e o preço do ingresso como vilões da realização, mas, conjecturas a parte, foi numa certa “tranquilidade” que o Heroes Festival encontrou seu diferencial mais atrativo.

Não importa o que você faça – De fato, artistas independentes, interessados e alunos de estúdios de quadrinhos, gamers, fãs de Star Wars – enfim, todo tipo de jovem apreciador de cultura pop – puderam conversar direta e agradavelmente com figuras como Eddy Barrows, Rodney Buchemi, Wellington Santos, Affonso Solano, Diogo Braga, Vítor Caffagi e outros.

A prazerosa informalidade de cada bate-papo ajudaram a contornar o fato de que a programação e os horários do evento estavam irreparavelmente desorganizados. Embora o HF contasse com um numeroso time de pessoas responsável por sua realização (inegável o esmero no trato de convidados e participantes), furos por parte de alguns e excessos de outros mudaram praticamente tudo, comprometendo principalmente o tempo que seria atribuído aos artistas independentes na grade da programação.

Você sabe. Você admira – Felizmente, dinâmicas que reuniam participantes ilustres, como um “desafio” artístico entre Eddy Barrows, Affonso Solano e Rodney Buchemi, por exemplo, divertiram e envolveram o público presente. Enquanto isso, cosplays do Robin, Superman, Batman, heróis e vilões de Star Wars perfilavam pelo local, arejado e assim ainda repleto de stands de souvenirs nerds, mas carente de um sistema de comunicação e a sinalização quanto a bebedores e opções de lanche (praticamente inexistente no caso do último).

Nesse sentido, foi admirável que a já referida proximidade com o público tenha garantido excelentes oportunidades para os independentes junto ao público, mesmo sem oportunidade para falar para um público maior através do palco do evento.

Você se inspira – Entre desafios e superações, deslizes e acertos, o HF permitiu circunstâncias em que jovens sonhadores pudessem tirar dúvidas e apresentar seus esforços para ínumeros artistas, colhendo opiniões e conselhos que podem dizer muito do futuro desses talentos em desenvolvimento.

Affonso Solano, que apresentou seu livro O Espadacim de Carvão, e Didi Braguinha divertiram a mineirada com o podcast MRG ao vivo e o dublador Wendel Bezerra, voz do Goku e Bob Esponja, também não deixou por menos nos quesitos senso de humor e simpatia, inspirando os presentes.

Você tem o seu herói – As premissas do Heroes Festival primavam por uma iniciativa diferenciada e isso foi alcançado, mas, como em tudo na vida, há que se aprender com o que deu certo e, principalmente, com o que não deu. Fica a sincera torcida para que o evento se torne tradição, fomente os vários personagens e facetas da cultural pop, o trabalho dos artistas, a cadeia que envolve a jornada de todo herói, do rascunho a arte final.

Dennis Rodrigocobertura de eventosAffonso Solano,Didi Braguinha,Diogo Braga,Eddy Barrows,Heroes Festival,Rodney Buchemi,Vitor Caffagi,Wellington SantosTarde e noite dos dias 20 e 21 de abril em Belo Horizonte (MG) foram os períodos e as datas para realização do evento que se propôs a atender o público fã de heróis e vilões, seja dos quadrinhos, das animações, videogames, filmes, seriados e livros. Contando com presenças...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe