fest_comix_2015 (23)A Fest Comix é a mais tradicional feira de quadrinhos do Brasil, organizada anualmente pela Comix Book Shop. O evento é um ponto de encontro para fãs e colecionadores do mundo pop e nesta 21° edição foi sediada na São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes em São Paulo, próximo ao metrô Jabaquara (de onde saia um ônibus fretado gratuito).

A Fest Comix há muito é um dos maiores eventos de quadrinhos do país e a cada edição tenta surpreender o público. Como atração principal, tivemos o convidado Nobuhiro Watsuki, nada mais nada menos que o criador da famosa série Rurouni Kenshin (Samurai X), que esteve presente para o lançamento do especial “A Sakabatou de Yahiko” em português pela editora JBC. Ele autografou, palestrou e foi muito carinhoso com todos os fãs. Samurai X é um clássico japonês que se baseia muito na história do Japão, e já recebeu muitos jogos eletrônicos para diversas plataformas desde seu lançamento.

fest_comix_2015 (4)Além de outras grandes atrações, houveram inúmeras ofertas de gibis, álbuns, livros e mangás a preços promocionais, com descontos que chegavam á 70%. Quem é fã de histórias em quadrinhos teve a oportunidade de fechar raras coleções com preços bem mais em conta que os encontrados comumente no mercado. Ao todo, são mais de 550 mil exemplares com descontos sem contar os lançamentos que aconteceram no próprio evento.

Como sempre, foi muito abordado o assunto de quadrinhos independentes depois da internet, como ficou um tanto mais fácil se auto publicar e promover sua obra gratuitamente, como vemos a Jambô editora, que expandiu muito sua gama de produtos e quadrinhos adaptando para web séries, que acabaram por gerar um feedback maior e mais amplitude no público atingido.

Levi Trindade, editor da Panini
Levi Trindade, editor da Panini

PANINI – A editora já estava se movimentando há alguns meses para que alguns itens do seu catálogo voltassem às prateleiras sempre, ficando mais acessíveis aos colecionadores. Entre os anúncios de lançamentos estão alguns quadrinhos do Homem Formiga, como Cinematic e Mundo Pequeno, para acompanhar o lançamento do filme.

Homem de Ferro: Extremis, Batman – Filho do Demônio, Crise nas Infinitas Terras e Batman – Vitória Sombria já voltaram à venda com nova tiragem. Novos encadernados de Shazam, Liga da Justiça de Geoff Johns e Promethea chegam ainda este ano.

Sandman Overture, Superman – Brainiac de História de Geoff Johns e Gary Frank chegam mais próximo do fim do ano. Mas a grande e ótima notícia foi All-New Marvel Now, que o material mais quente da Marvel. A Panini revelou que pretende lançar tudo em encadernados no Brasil, assim como vimos com Aquaman e Flash. Já os novos arcos de Ms. Marvel, Punho de Ferro e Gavião Arqueiro devem receber uma capa cartonada.

Crisis_on_Infinite_Earths_014.0Capitão América – Renascimento sairá da bolha com uma reimpressão de luxo e em breve devemos ver também edições novas de Justiceiro (a fase de Garth Ennis), e Superman: Entre a Foice e o Martelo (reimpressão).

Por fim, os fãs de Star Wars receberam com pesar o anuncio de que ‘Star Wars: Legends’ terá mais alguns números, mas talvez não sobreviva até muito além de 2016. Em compensação, haverão novas histórias produzidas pela Marvel, que começam a sair ainda este ano, com opções de desconto na assinatura. Serão duas mensais a revista Star Wars e a Darth Vader. Além disso, haverá uma continuação da história de Bobba Fett vindo até o final do ano.

A-Sakabatou-de-YahikoJBC – A editora também esteve presente no evento com um pequeno estande fazia onde artistas faziam caricaturas em mangá dos leitores gratuitamente. Além disso, os fãs de Tsubasa Imamura puderam conferir um pocket show muito animado com a cantora.

Claro que a JBC não ia perder a oportunidade e promoveu palestras com o editor Cassius Medauar que explicou como funciona o dia a dia da empresa, desde os bastidores da redação até o planejamento de novas séries. Também houve um debate sobre ficção científica para falar do lançamento do mangá Eden.

Os últimos cinco lançamentos da editora estavam com bons descontos: A Sakabatou de Yahiko, Eden: it´s an Endless World, Limit, Kill la Kill e Terra Formars! Também foi anunciado o lançamento de Ultramam e nos foi explicado o novo formato editorial, usado no mangá Eden, que é um formato especial com páginas coloridas, que compila duas edições japonesas.

*****

Em breve vou publicar aqui no Impulso HQ um segundo texto para falar apenas dos autores independentes que ficaram na “Área dos Artistas”. Era possível encontrar material muito bom e com enorme diversidade de estilos. Aguardem!

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/07/destaque.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/07/destaque-300x300.jpgVini Moreiracobertura de eventosFest Comix,JBC,Nobuhiro Watsuki,PaniniA Fest Comix é a mais tradicional feira de quadrinhos do Brasil, organizada anualmente pela Comix Book Shop. O evento é um ponto de encontro para fãs e colecionadores do mundo pop e nesta 21° edição foi sediada na São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes em São Paulo,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe