macanudismo-liniers-3

Antes tarde do que nunca! O Impulso HQ visitou a exposição Macanudismo, do quadrinista Ricardo Liniers Siri ou apenas Liniers, que ocorreu em São Paulo entre os dias 04/07 a 01/09 no Centro Cultural Correios – SP, e já havia passado por Rio de Janeiro, Recife e Brasília que chegaram a receber mais de 80 mil visitantes.

macanudismo-liniers-1A exposição em SP contou com o próprio Liniers em sua abertura além de contar com a visita de dois grandes cartunistas brasileiros: Laerte e Maurício de Souza (e outros famosos ao longo da exposição, como Miá Melo no domingo dia 30/08). Na abertura, Liniers se mostrou muito animado e receptivo, conversou com a imprensa antes da abertura ao público e posteriormente, conversou também com fãs.

“Acho perigosa toda essa carga de pessimismo que recebemos dos jornais toda manhã, mas você chega nos quadrinhos, no final do jornal, e tudo fica bem”.

macanudismo-liniers-4Ele contou o porquê (sem querer) decidiu se desenhar como coelho, inspirando-se em Art Spiegelman (Mouse) e Matt Groening (Simpsons). Falou de seu relacionamento com Buenos Aires e sobre sua estadia em Nova Iorque (muito bem acompanhado por Art Spiegelman e Françoise Mouly). No primeiro dia de exposição, ele fez uma apresentação ao vivo com o músico Cheba Massolo após receber Laerte, Liniers ainda desenhou em uma das únicas paredes em branco que havia no local onde a sua exposição foi instalada assim como fez nos outros estados em que suas obras passaram.

A exposição conta com 500 tiras, capas de livros, pinturas, contos gráficos e animações feitas pelo estúdio GazzTv, além de dois trabalhos nunca antes exibidos: duas sequências do livro Los sábados son como un globo rojo E uma entrevista ilustrada com o ator Ricardo Darín. O espaço conta com área de lazer para as crianças que podem desenhar e pintar e suas ‘obras’ ficam expostas em uma grande janela do lindo prédio dos Correios.

macanudismo-liniers-5O ambiente leve e descontraído, lembrando a doce exposição O Mundo Segundo Mafalda, com paredes coloridas e desenhadas além de estarem cobertas com muitas tirinhas, os organizadores foram muito perspicazes ao deixar pufes pelo ambiente, afinal são 500 tiras, sem contar as demais atrações. Um detalhe interessante, todas as tirinhas tinham sua tradução escritas na parede o que tornava tudo mais fácil para pessoas com dificuldades em espanhol ou não familiarizadas com a língua.

macanudismo-liniers-6Uma coisa era impossível não notar: as risadas e gargalhadas emitidas pelo público enquanto liam as tiras nas paredes, muitas vezes, o visitante já havia visto aquela tira antes, mas Liniers desenha de um modo que não dá para passar por tantas tiras e não sorrir nem uma vez sequer. É impossível não notar a delicadeza que ele retrata o mundo que vivemos, a dureza, os costumes, tudo de modo simples, às vezes visto pelos olhos da curiosa garota Henriqueta e seu gato, Felini, pelo robô sentimental, por pinguins, duendes e em alguns casos, ainda é possível encontrar até o Darth Vader, além de muitos outros personagens divertidíssimos!

macanudismo-liniers-7Macanudo, em espanhol, significa extraordinário, excelente, estupendo, magnífico, algo bem próximo do que foi sua exposição, aprovada pelo público em geral e é claro por leitores de HQs; Liniers é realmente um rapaz Macanudo!
Nascido em Buenos Aires (onde reside até hoje) em 1973, o artista é descendente do vice-rei de Buenos Aires Santiago de Liniers, e sempre foi um leitor ávido de quadrinhos, embarcou no mundo dos fanzines, mas não demorou muito e logo passou a desenhar para maiores meios de comunicação.

Autor de 30 livros, sendo 11 as compilações de tiras Macanudo entre outras obras (infantis e de outros artistas). Atualmente, Liniers publica tiras no Jornal La Nación (desde 2002) e uma tira por dia em seu site www.macanudo.com.ar, além de ter o blog macanudoliniers.blogspot.com.

Confira a nossa galeria de fotos sobre a exposição no álbum Macanudismo por Liniers em São Paulo no Facebook, clicando aqui.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/macanudismo-liniers-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/macanudismo-liniers-2-300x289.jpgMarina Ciconelicobertura de eventosLiniers,Macanudismo,MacanudoAntes tarde do que nunca! O Impulso HQ visitou a exposição Macanudismo, do quadrinista Ricardo Liniers Siri ou apenas Liniers, que ocorreu em São Paulo entre os dias 04/07 a 01/09 no Centro Cultural Correios – SP, e já havia passado por Rio de Janeiro, Recife e Brasília que...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe