IMG_20141206_122819Nerds, geeks, curiosos e amantes da cultura pop. Todos em um só lugar

Em seu terceiro dia a CCXP antes de abrir já causava furor. A organização disponibilizou do metrô mais próximo até o evento, transporte gratuito para os visitantes desde o seu primeiro dia, mas sábado as 9h30 da manhã a fila já dava voltas no quarteirão. No ar dava pra sentir a ansiedade do público para querer visitar a sua primeira Comic Con, e eles não ficaram desapontados.

Veja bem, não ficaram desapontados, desde se houvesse paciência. Sim, foi necessário “entrar no clima”. Muita gente, muita gente e muita gente. Se durante os dois primeiros dias você conseguia ter um tempo para aproveitar os stands e o lugar, sábado foi o dia dos stands conhecerem o público. Muitos até tiveram que limitar a entrada para manter o controle. Sábado e domingo também foram os dias nos quais os grandes expositores decidiram interagir mais com o público, dando sacolas, posters, bottons e vários outros brindes. Claro que tudo formava fila, e tudo acabava muito rápido.

IMG_20141207_115814Se nos dois primeiros dias, os cosplayers fizeram falta, pois na quinta e sexta-feira havia muito modelo fantasiada, sábado e domingo teve uma enxurrada de personagens, e enfim o camarim dedicado aos cosplayers provou que foi uma excelente iniciativa. Há cada 5 minutos um personagem novo saia para andar pelos corredores e fazer muito sucesso. Parecia até uma fábrica de cosplayers: entre e saia como o seu personagem favorito.

A programação também foi a mais complicada para decidir, e fez muita gente querer poder se dividir. No Auditório Thunder logo no começo do dia aconteceu a sessão especial de Operação Big Hero, nova animação da Disney que pela primeira vez usa conceitos da Marvel em uma de suas produções, em paralelo no Auditório Ultra, a Masterclass “Desenhando Quadrinhos” com Sean Murphy também formou uma fila considerável. Mas nada preparou o público para o que veio a seguir: filas de horas.

IMG_20141206_122819Assim que acabou a exibição de Operação Big Hero, o próximo convidado foi Maurício de Sousa, e nós já sabemos o poder que o pai da Turma da Mônica tem com o seu público leitor, mas foi espantoso ver a fila que dava voltas e mais voltas, o que significava que o auditório com capacidade para 2000 pessoas estava completamente cheio. E aqui se aplica a famosa frase de Dominguinhos “Olha, que isso aqui tá muito bom. Isso aqui tá bom demais. Olha, quem tá fora quer entrar. Mas quem tá dentro não sai.”

Exatamente isso, as pessoas não saíram do auditório. Para se ter uma ideia, das 14h às 16h30 a fila andou bem pouco, e mesmo assim, os voluntários da CCXP avisavam que seria muito difícil entra no Painel “Avante, Vingadores! A Era de Ultron está sobre nós” que iria começar só as 17h30. Foi um momento de bom senso da organização, que pensou não só na frustração do público que estava na fila, como também na segurança, afinal os fãs estavam obstruindo algumas saídas de emergência.

IMG_20141207_112326Para os desavisados restava ficar percorrendo a feira, curtindo os stands que em sua maioria também providenciaram uma “programação paralela” de atividades, sendo com quiz, sorteios, jogos (sim, muitos stands disponibilizaram games e o público podia ficar jogando à vontade), Just Dance, palestras, bate-papos com convidados e, é claro, sessão de autógrafos. Destaque para Timothy Zahn, que ficou horas autografando no stand da editora Aleph seu novo livro Star Wars Herdeiro do Império.

Sábado, finalzinho da tarde, já era possível encontrar os primeiros visitantes desgastados com o tamanho do espaço e quantidade de atrações, e as áreas “vazias” foram ocupadas por pessoas que resolveram descansar e até tirar um cochilo. E ainda tinha o domingo pela frente!

Último dia de Comic Con Experience, e talvez o dia mais aguardado por alguns. Tudo pela pré-estreia de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos e o painel do estúdio Warner Bros. Pictures. Sim, haviam pessoas tão desesperadas que, quando entrei às 10h em ponto, fui atropelado por uma garota enquanto ela gritava “HOBBIT!!!”. Mas, ela não contava com as pessoas que decidiram dormir do lado de fora do centro de exposições no dia anterior para não perder a exibição e evitar as filas gigantescas.

IMG_20141207_152310Foi mais um dia em que o Auditório Thunder teve a sua lotação ao máximo, pois depois do painel da Warner, onde muitos esperavam alguma novidade de Batman V Superman (o que não aconteceu), ainda viria Jason Momoa para falar da sua carreira e quem sabe dar alguma dica de Aquaman nos cinemas.

Novamente, foi mais um dia em que, se você não entrou em algum painel, a sua diversão seria stands e os artistas, alguns aliás, autografaram por mais de 4 horas seguidas. Ainda havia as concorridas masterclasses “Colorindo Quadrinhos” com Cris Peter & Rod Reis e “Técnicas Criativas em design de Criaturas e Personagens” com Neville Page. Outra palestra concorrida na auditório Ultra foi “O que elas querem? Um olhar sobre a mulher na cultura pop”, que reuniu em uma mesma roda as profissionais Ana Recalde, Cristina Eiko, Dika Araújo, Erica Awano, Fernanda Nia, Lu Cafaggi e Mariamma Fonseca.

O bate-papo expôs a opinião das profissionais sobre o machismo dentro da cultura pop e como ele se reflete não só no físico das personagens, como nas suas personalidades. Comentaram a importância do evento promovido pelo site Lady’s Comics e como as mulheres se sentem mais motivadas quando veem outras mulheres trabalhando com quadrinhos e como o ritmo dessa participação está aumentando, mais leitoras gera mais produtoras. Para finalizar elas explicaram como “a entidade” do machismo na cultura pop também prejudica o homem e limita o mercado e na indústria separa homem e mulher na TV e nas lojas. E para encerrar, vamos reforçar o recado dado: mulheres são tridimensionais.

IMG_20141207_182555E para encerrar a programação e o evento, a final do C3PO – Campeonato de Cosplay em parceria com a editora JBC, com direito a pedido de casamento do Gavião Arqueiro para a Viúva Negra em cima do palco. Pedido aceito para a alegria do Gavião.

O último dia de CCXP acabou cheio. Sim, até os minutos finais ainda havia público e stands fazendo ações, alguns até passaram das 20h, horário de encerramento do evento.

A Comic Con Experience 2014 se foi depois de quatro dias movimentados, quatro dias que fizeram organizadores, expositores e visitantes ficarem com a hashtag #FOIEPICO marcada em suas cabeças.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/12/IMG_20141205_151432-1024x670.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/12/IMG_20141205_151432-300x300.jpgRenato Lebeaucobertura de eventosCCXP,Comic Con ExperienceNerds, geeks, curiosos e amantes da cultura pop. Todos em um só lugar Em seu terceiro dia a CCXP antes de abrir já causava furor. A organização disponibilizou do metrô mais próximo até o evento, transporte gratuito para os visitantes desde o seu primeiro dia, mas sábado as 9h30 da...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe