ccxp-master-class-rafael-albuquerque-1Muitos nomes de peso marcaram a Comic Con Experience deste ano, não só nas MasterClasses, mas também no Artists Alley. O brasileiro Rafael Albuquerque esteve presente nas duas atividades e apresentou o seu trabalho em parceria com Scott Snyder e Stephen King, Vampiro Americano, que trouxe uma identidade nova aos vampiros e que consagrou o artista no mercado internacional.

Além de apresentar seu primoroso trabalho com a DC Comics e Marvel, Rafael durante a MasterClass detalhou o processo de criação de seu projeto pessoal, Ei8ht, e o recente sucesso Huck, quadrinho que nasceu da parceria com o quadrinista Mark Millar. Huck é uma obra que empolgou tanto os criadores como o público, tendo uma adaptação para o cinema já confirmada.

incorruptible_rafael-albuquerqueHoje, Rafael Albuquerque é um artista com exclusividade para a DC Comics, e já produziu capas icônicas para a editora, se tornando capista oficial de várias séries em andamento.

Muitos aspirantes a quadrinista não sabem muito bem qual caminho seguir, Rafael prestou uma consultoria em plena palestra, quando um autor independente levou seu trabalho ao palco para que ele o avaliasse, o conceito e composição da capa. Ele ainda nos mostrou o processo de criação de suas capas e explicou todo o conceito envolvendo o jogo de cores que usou muito em Ei8th.

Rafael mostrou seu processo de desenvolvimento de quadrinhos e rotina de trabalho, muito dele veio da teoria básica das cores, cores que se relacionam e que se complementam, dando sempre um destaque as capas que é difícil de se entender inicialmente, mas que se destaca sempre perante aos outros trabalhos em uma vitrine e salta aos olhos de forma única.

Além das cores, nas páginas, ele usa um sistema diferente de quadrinização, dividindo a página em 9 quadros 3×3, centralizando a ação nos últimos 3 e na coluna direita a ação se torna mais fluida, agradável e instiga a virada de página, o que é muito importante quando se trata de uma mídia impressa.

rafael-albuquerqueRafael começou sua carreira profissional como designer, e segundo ele, esta etapa de sua vida fez muito do que ele é hoje, ensinando conceitos básicos de flat design e teoria monocromática. Grande parte das suas noções de composição gráfica vieram desta época.

A partir daí, Rafael deu dicas para os iniciantes e segundo ele “HQ não é fácil! Você vai ter que sentar a bunda na cadeira e desenhar como um louco. Não tem outro jeito ou caminho mais fácil. Você tem que parar de inventar desculpas para não fazer e simplesmente fazer. Qualquer coisa serve. Fanzine, HQ online… Sei lá… Tanto faz. Só não pode ficar parado reclamando.”

Você impulsivo leitor que não ficou ligado, o Impulso HQ fez uma cobertura fotográfica e com as notícias dos painéis durante os quatro dias da Comic Con Experience. Para conferir, acesse o nosso Instagram, clicando aqui.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/ccxp-master-class-rafael-albuquerque.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/ccxp-master-class-rafael-albuquerque-300x300.jpgVini Moreiracobertura de eventosCCXP,Comic Con Experience,DC Comics,Ei8ht,Huck,Rafael Albuquerque,Vampiro AmericanoMuitos nomes de peso marcaram a Comic Con Experience deste ano, não só nas MasterClasses, mas também no Artists Alley. O brasileiro Rafael Albuquerque esteve presente nas duas atividades e apresentou o seu trabalho em parceria com Scott Snyder e Stephen King, Vampiro Americano, que trouxe uma identidade nova...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe