ivan-reis-ccxp-1Ivan Reis é um dos maiores e melhores desenhistas de quadrinhos brasileiros, um expoente atuante no mercado internacional e reconhecido mundialmente por sua dinâmica de quadros e método único de trabalho. Nós do Impulso HQ, durante a CCXP – Comic Con Experience – no auditório Ultra, testemunhamos a aula que ele deu aos fãs e alunos, compartilhando técnicas e dicas únicas.

Ivan nasceu em São Bernardo do Campo e durante três anos ele trabalhou para os estúdios Mauricio de Sousa, em 1998 começou a trabalhar para a Mythos Editora e iniciou a sua carreira nos Estados Unidos na editora Dark Horse Comics anos depois.

ivan-reis-aquamanNa Marvel Comics, participou em alguns projetos, como Homem de Ferro, Defensores, Vingadores, Mulher-Hulk, Visão, Capitão Marvel e agora atua em Aquaman e Ciborgue. Desde 2004, Ivan assinou um contrato de exclusividade com a DC Comics e além de tudo isto, ainda é diretor da escola de desenho Quanta Academia de Artes, onde ministra cursos de férias de quadrinização e anatomia.

Em 2006 teve trabalhos absurdos em Lanterna Verde, contribuindo para a retomada da popularidade do personagem em vários arcos extremamente dinâmicos. Seu excelente trabalho gráfico lhe garantiu vários prêmios de desenhista desde 2007, recebendo homenagens até pelo “Fantástico”.

Em minha opinião, um dos seus melhores trabalhos foi em Crise Infinita, quadrinho que, além de render a Reis outro prêmio da Wizard, redefiniu o universo dos quadrinhos da época. E em Blackest Night/Brightest Day, onde seu trabalho de quadros foi impressionante. Ivan é um dos poucos profissionais de quadrinhos que tem uma obra tão bem feita, que lhe permite uma tranquilidade financeira rara entre quadrinistas brasileiros.

aquamanIvan compartilhou conosco que, diferentemente da maioria dos heróis, que adapta a história ao seu traço, ele usa um jogo de quadros padrão para cada história, criando uma narrativa gráfica única. Em Aquaman, por exemplo, onde no briefing podia ser visto que o herói estava se libertando de amarras criadas pela editora por anos, em uma nova fase, ele usou blocos de 2/3 da página, sem vazamentos ou cores chapadas nos fundos.

Já em Blackest Night, os quadros eram quase sempre sobrepostos e vazados, e quando havia a aparição de Black Hand, o vilão que simbolizava toda a escuridão, os brilhos sumiam dos personagens. Detalhes de cada trabalho que formaram uma identidade.

Além disto, Ivan é um dos melhores artistas de anatomia que se tem no Brasil, mas ele não abusa de closes ou cortes para mostrar posições exageradas, tudo é feito a favor da história, nada é mostrado de forma desnecessária.

chiaroscuroAinda tivemos um papo sobre o artista nacional e o quanto ele depende da produção independente, de desembolsar e acreditar no próprio trabalho. Depender de editoras ainda é muito difícil, mesmo com a atenção do mercado, o próprio editor muitas vezes se encontra em momentos complicados, muitas vezes acaba saindo muito mais barato gastar com um artista já consagrados.

Pra finalizar, tivemos muito conteúdo sobre inconsistência na arte sequencial. Os panoramas tem que ser respeitados, e os planos sequências não podem ter uma quebra de câmera muito grande, o mercado internacional é muito rígido com isto, e se você observar qualquer encadernado com arte do Ivan nas bancas entenderá melhor o que ele ensina.

ivan-reisQuando seu personagem anda por um cômodo, a câmera deve acompanha-lo de forma sutil, instigando a virada de página para a direita. Se a luta acontece em poucas páginas, mas de forma leonina, você pode quebrá-la de várias formas para torná-la ainda mais instigante. Ivan nos passou pequenas técnicas e macetes, que para quem pretende entrar no mercado, valeram ouro.

Vale lembrar também que recentemente várias ilustrações do Ivan têm sido transformadas em miniaturas incríveis e exclusivas da Chiaroscuro Studios, e que, com o fim de ano por aí, em breve devemos ver outro workshop dele por aí. Fique atento e não perca a oportunidade de aprender com um dos maiores mestres nacionais do quadrinho!

Você impulsivo leitor que não ficou ligado, o Impulso HQ fez uma cobertura fotográfica e com as notícias dos painéis durante os quatro dias da Comic Con Experience. Para conferir, acesse o nosso Instagram, clicando aqui.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/ivan-reis-ccxp-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/ivan-reis-ccxp-2-300x300.jpgVini Moreiracobertura de eventosCCXP,Comic Con Experience,IVAN REISIvan Reis é um dos maiores e melhores desenhistas de quadrinhos brasileiros, um expoente atuante no mercado internacional e reconhecido mundialmente por sua dinâmica de quadros e método único de trabalho. Nós do Impulso HQ, durante a CCXP – Comic Con Experience – no auditório Ultra, testemunhamos a aula...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe