trofeu-hqmix-2015-(3)No último sábado, dia 12/9, rolou a 27ª edição do Troféu HQMIX no Sesc Pompeia, em São Paulo, que contou com a já tradicional apresentação de Serginho Groisman que foi o mestre de cerimônias de todas as edições anteriores.

Apesar da sua tradição e importância, a plateia era composta apenas por alguns blogueiros, amigos e familiares dos premiados, infelizmente, estava praticamente vazia e o clima não era exatamente o mais favorável, já que em todas as menções à importância das mulheres nos quadrinhos era seguida de uma onda de palmas e gritos.

Tudo correu bem, apesar da grande tensão devido à polêmica nas redes sociais, gerada por um cartaz com um conteúdo que foi considerado por todos machista em uma campanha com um gosto tanto quanto duvidoso.

trofeu-hqmix-2015-(22)Cabe ressaltar que esse sentimento de contrariedade foi presença marcante nos discursos dos vencedores. A maioria deram declarações dizendo a importância de suas esposas, mães e colegas de trabalho, não só para o desenvolvimento dos projetos, como para o universo dos quadrinhos.

André Dahmer, vencedor do troféu na categoria Tira Nacional com a série Malvados, declarou que “todas as mulheres são importantes para os quadrinhos e todos esperamos que não aconteça novamente”, e este foi o momento em que a plateia foi ao delírio com palmas e gritos de apoio. Logo em seguida Ana Recalde, vencedora na categoria Web Quadrinhos, junto com Denis Mello, com a obra Beladona, deixou o seu recado, “as mulheres têm o seu espaço nos quadrinhos e estão conquistando cada vez mais”.

trofeu-hqmix-2015-(25)Nesta edição, como atração, a cerimônia de entrega dos troféus contou com a apresentação do humorista Marcelo Marrom, que animou a plateia nas pequenas pausas durante a entrega da escultura com o formato do personagem Diomedes, de Lourenço Mutarelli, aos melhores de 2014. Mais uma vez a modelagem do troféu é de autoria do artista plástico Olintho Tahara.

A discotecagem foi de MZK que tocou músicas tranquilas durante as duas horas e meia de premiação. Alguns dos vencedores não puderam comparecer, como Marcelo Quintanilha e Davi Calil, mas agradeceram a todos os que votaram em seus trabalhos por vídeo. Mutarelli também não pode comparecer, mas o troféu foi recebido por sua esposa.

trofeu-hqmix-2015-(24)Confira a lista completa do 27º Troféu HQMIX, clicando aqui.

O homenageado da noite foi Watson Portela, que falou um pouco sobre as suas influências na ficção científica e sobre sua trajetória. O “Moebius Brasileiro”, como é conhecido pelos fãs, tem uma carreira gloriosa, começou a escrever e desenhar em parceria com o irmão Wilde, de onde surgiu o herói Águia, que protagonizou seus gibis caseiros. Em 1972 fez seu primeiro trabalho profissional, quadrinhos com conteúdo histórico para o Diário de Pernambuco. A partir daí sua carreira apenas subiu, com obras como Paralelas, Xanadu e Rex. Ele também foi responsável por capas de quadrinhos dos heróis da Marvel e DC Comics. Homenagem mais do que merecida.

trofeu-hqmix-2015-(31)O ambiente era totalmente “família e amigos” poucos dos espectadores não tinham algum envolvimento com os participantes do evento, mas ainda com todas as declarações da importância das mulheres, não houve sequer uma tentativa dos organizadores de pedir desculpas durante e nem depois da cerimônia. Apesar de tudo o evento acabou muito bem, e ao final todos saíram satisfeitos.

Não consigo encerrar o texto sem citar conteúdo desta polêmica campanha que acabou tendo o seu ápice em um cartaz que retratava de forma sensual a modelo Renata Molinaro, no qual ela posa de costas com a “bunda empinada”. Misture isso ao slogan criado para a edição do evento, que era “Venha Bombar!” e BUUUM, a reação não poderia ser diferente!

O impacto negativo do cartaz trouxe uma onda tão grande de protestos em redes sociais e blogs pessoais de mulheres que estão envolvidas no universo dos quadrinhos que o cartaz foi tirado do ar horas depois de lançado, mas já era tarde, o mal feito jamais pode ser desfeito e uma petição pública foi aberta devido a esta falha na divulgação do Troféu HQMIX. Jal, presidente da comissão organizadora, emitiu um pedido de desculpas em nome do prêmio, mas demorou demais, quatro dias após o estrago.

27-Troféu-HQMIX---Personagem-Diomedes-de-Lourenço-Mutarelli---escultura-de-Olintho-TaharaÓbvio que tem que se valorizar mais a importância das mulheres, não só nos quadrinhos como em tudo na vida. Espero o dia em que as mulheres parem de ser tratadas como objetos pela sociedade que já tem o machismo como uma cultura idiota. Mas confesso que também espero que a revolta feminina não acabe em uma “guerra de sexos”, pois um erro não se corrige com outro. Declarações mais acaloradas devem ser analisadas, talvez o HQMIX precise de algumas mudanças, mas não se pode negar a importância que o prêmio conquistou ao longo desses 27 anos, logo, boicote à premiação não é um meio que eu acredito que seja o melhor dos caminhos.

Cada vez mais as mulheres são reconhecidas e valorizadas por seus grandes feitos e pelo espaço que tem conquistado nos quadrinhos. Com certeza isso reflete no pensamento, não só do profissional do traço, como também do leitor, e a premiação com certeza deve ficar atenta a isso. Igualdade sempre.

Confira a nossa galeria de fotos no Facebook sobre o 27º Troféu HQMIX, clicando aqui.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/trofeu-hqmix-2015-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/trofeu-hqmix-2015-2-300x300.jpgGiovanni Timoteocobertura de eventoshqmix,JAL,Lourenço Mutarelli,Olintho Tahara,Serginho Groisman,Watson PortelaNo último sábado, dia 12/9, rolou a 27ª edição do Troféu HQMIX no Sesc Pompeia, em São Paulo, que contou com a já tradicional apresentação de Serginho Groisman que foi o mestre de cerimônias de todas as edições anteriores. Apesar da sua tradição e importância, a plateia era composta apenas...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe