Fim de semana na Gibiteca de Santos terá debate sobre mangá e HQs

A Gibiteca Municipal “Marcel Rodrigues Paes” realiza neste fim de semana duas atividades com o objetivo de debater quadrinhos. O primeiro, sábado, dia 28, será sobre os quadrinhos japoneses, os mangás, e no domingo, 29, em parceria com o site CulturalMente Santista, quem marca presença é o jornalista e pesquisador Paulo Ramos.

Para o debate de sábado, o evento vai reunir especialistas no assunto para falar sobre as HQs japonesas que vem fazendo cada vez mais fãs por aqui. Participam da atividade uma das pioneiras no estudo e pesquisa de mangás no país, a profa. Dra. Sonia Luyten e o jornalista e gerente de conteúdo da editora JBC, Cassius Medauar.

Sônia Luyten começou a se dedicar aos quadrinhos japoneses ainda na década de 70, quando fundou na USP um núcleo de estudos de mangá. Foi professora da USP e também professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio. Participou ativamente da fundação e gestão da ABRADEMI- Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações. Colaboradora do site Universo HQ e vencedora de dois troféus HQ Mix por sua produção teórica, hoje integra o comitê organizador do prêmio.

Jornalista formado pela Cásper Líbero, Cassius Medauar tem uma vasta bagagem no mercado editorial, principalmente de mangás e quadrinhos. Ele foi, por exemplo, o responsável pela implantação da área de mangás da Editora Conrad, ajudando a lançar Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball no Brasil. Foi também editor-chefe do site herói, responsável pela linha de HQs da Pixel Media e da Ediouro, além de ter uma carreira consolidada como tradutor de livros e quadrinhos. É o Gerente de Conteúdo da JBC desde o ano passado.

Já no domingo, o jornalista e pesquisador Paulo Ramos é mais um convidado da iniciativa que faz parte do projeto CulturalMente Santista em Quadrinhos, que entrevista nomes importantes das HQs no último domingo de cada mês.

Ramos é jornalista, professor universitário e pesquisador em histórias em quadrinhos, com vários livros publicados neste segmento. Nascido em São Caetano, passou boa parte da sua carreira jornalística em Santos, onde foi repórter e editor da TV Tribuna. Trabalhou também como âncora na TV Cultura de São Paulo, de onde saiu para se dedicar à carreira acadêmica.

Como pesquisador de quadrinhos é o responsável pelo Blog dos Quadrinhos, do UOL e ganhador de um troféu HQ Mix na categoria livro teórico com a obra “Bienvenido – um passeio pelos quadrinhos argentinos”, de 2010 e mais outros dois pelo blog.

A Gibiteca fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão. A entrevista começa às 17h e a entrada é gratuita.

Renato LebeauagendaCassius Medauar,CulturalMente Santista,Gibiteca de Santos,mangá,Paulo Ramos,Sonia LuytenFim de semana na Gibiteca de Santos terá debate sobre mangá e HQs A Gibiteca Municipal “Marcel Rodrigues Paes” realiza neste fim de semana duas atividades com o objetivo de debater quadrinhos. O primeiro, sábado, dia 28, será sobre os quadrinhos japoneses, os mangás, e no domingo, 29, em parceria...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe