Começa hoje na Argentina o I Congresso de Internacional de Historietas – Viñetas Serias. O evento que vai até o dia 25 de setembro conta com a participação de pesquisadores brasileiros na área de história em quadrinhos, que atuam no Observatório de HQ, são eles: Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos, Nobu Chinen e Patrícia Borges e Gazy Andraus.

O I Congresso de Internacional de Historietas – Viñetas Serias, é uma reunião que vê o cartoon como um capítulo da história e procura promover uma experiência que estimula a produção de teoria e crítica em articulação com séries maiores de cultura, política e sociedade.

Desde o desenho como um objeto não tem figurado proeminentemente nas ciências sociais, a proposta é delinear os pontos de partida entre as diferentes tradições de pesquisa para construir um campo de estudo e de uma rede. Isto é para interpretar as imagens como um documento do tempo com o objetivo final de definir uma área que ainda está em formação.

Neste contexto o congresso propõe:

– Explorar e problematizar as histórias em quadrinhos que dá o valor de documentos históricos e relacioná-los com outras fontes de pesquisa em ciências sociais.

-Refletir sobre a prática de documentação e arquivamento de imagens dos quadrinhos.

-Delinear as estratégias de investigação, recolha e processamento de dados, seleção e utilização de fontes.

-Estimular a leitura crítica da literatura sobre os temas e eixos em torno dos quais a organização do Congresso.

-Analise o desenho como expressão das artes visuais contemporâneas.
Esclarecer áreas vagas na investigação e propor possíveis linhas de abordagem.

-Estimular a discussão acadêmica dos problemas colocados pelas relações entre textos e contextos históricos.

-Produção de pensamento crítico e reflexões a partir da atualização e integração das linhas teóricas do campo.

-As linhas abertas de intercâmbio e discussão para a construção de um objeto específico que permite desenvolver projetos com o objetivo de desenvolver uma área de trabalho.

_________________________

A programação completa pode ser vista no site oficial do evento, clicando aqui.

Essa dica foi enviada pelo nosso colaborador Gazy Andraus.

Renato LebeauagendaCongresso de Internacional de Historietas,gazy andraus,Nobu Chinen e Patrícia Borges,Paulo Ramos,Waldomiro VergueiroComeça hoje na Argentina o I Congresso de Internacional de Historietas - Viñetas Serias. O evento que vai até o dia 25 de setembro conta com a participação de pesquisadores brasileiros na área de história em quadrinhos, que atuam no Observatório de HQ, são eles: Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe