A AQC-ESP – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo – comemora o Dia do Quadrinho Nacional em três atividades e locais diferentes este ano de 2019. Dentro das atividades do 35º Troféu Angelo Agostini, está a exposição em homenagem aos 150 anos de Nhô Quim, a primeira HQ publicada no Brasil.

Confira a programação
Exposição Angelo Agostini em Cubatão

Com o objetivo de resgatar e preservar a memória gráfica do País, a AQC em parceria com a Secretaria de Cultura de Cubatão realiza de 30 de janeiro a 22 de fevereiro a exposição ‘150 anos de Nhô Quim’, no saguão do Paço Municipal.

A mostra conta com 15 painéis de artes histórias da publicação ao longo do tempo, caricaturas de Bira Dantas, Flávio Mota, Álvaro Costa; com a organização de Fábio Tatsubô, Henrique Heo e Marcos Venceslau e , com a curadoria do cartunista Franco de Rosa, em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional, que é comemorado anualmente em 30 de janeiro.

Há 150 anos, em 30 de janeiro de 1869, o cartunista Angelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira: ‘As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte’. Desde 1984, o dia ficou instituído e oficializado no calendário, por meio da Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP).

‘As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte’ conta a história de um caipira que se muda para a cidade do Rio de Janeiro e fica chocado com a civilização meio rural, meio urbana, sendo de fato uma caricatura dos costumes daquela época.

Praça dos Emancipadores, s/n – Centro, Cubatão. Curadoria de Franco de Rosa e organização de Fabio Tatsubô, Henrique Heo e Marcos Venceslau.

Bate-papo sobre Angelo Agostini e dia do quadrinho nacional

No dia 30 de janeiro das 19 às 22 horas, o MIS museu da Imagem e do Som promove um bate-papo em comemoração aos 150 anos do primeiro quadrinho publicado no Brasil, o personagem Nhô Quim. Na mesa, Franco de Rosa (Sócio fundador da AQC), Nobu Chinen e outros.

Exposição e bate-papo ‘Jaspion no traço de grandes artistas’

No dia 2 de fevereiro das 10hs às 14hs, no Memorial da América Latina, abertura da exposição, Bate papo com Michel Borges, desenhista do novo Mangá do Jaspion que será lançado este ano, roteiro e produção totalmente brasileira, Arthur Garcia artista que trabalhou com o personagem na Editora Abril nos anos 90. E a equipe da editora JBC responsável pelo novo Mangá, workshop de mangá com Thiago Spyked, venda de prints da exposição e venda de publicações da AQC.

Exposição aberta de 02 de fevereiro a 05 de março. Curadoria da exposição de Henrique Heo, Organização geral Fabio Tatsubô, Henrique Heo e Marcos Venceslau. Com a colaboração da equipe de organização do 35º Troféu Angelo Agostini.

A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) é uma associação fundada em 1984 que reúne os profissionais que trabalham com histórias em quadrinhos e humor gráfico. Sua criação contou com artistas como João Gualberto Costa, o Gual, e José Alberto Lovetro, o Jal, Franco de Rosa, Worney Almeida de Souza, Fortuna, Henfil, Jayme Leão, Chico Caruso, Maringoni, Bira Dantas entre outros.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/01/Dia-do-Quadrinho-Nacional-Nhos-Quim-AQC-ESP-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/01/Dia-do-Quadrinho-Nacional-Nhos-Quim-AQC-ESP-1-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seAngêlo Agostini,AQC-ESP,dia do quadrinho nacionalFacebook Twitter Instagram Youtube A AQC-ESP – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo – comemora o Dia do Quadrinho Nacional em três atividades e locais diferentes este ano de 2019. Dentro das atividades do 35º Troféu Angelo Agostini, está a exposição em homenagem aos 150 anos de Nhô Quim,...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe