O evento “Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop” chega a sua oitava edição mantendo a proposta de debater os quadrinhos a partir do diálogo entre fãs. O evento é produzido por fãs da nona arte para os fãs e leitores de quadrinhos e assuntos correlatos.

Desde o ano passado o evento vem sendo coordenado pelo Grupo Quadrante Sul que é composto por Alex Doeppre, fanzineiro e designer gráfico; Denilson Reis, fanzineiro e professor; Jerônimo Souza, editor independente; Marcelo Tomazi, designer gráfico e professor. Recentemente o grupo ganhou o Prêmio Angelo Agostini.

Além de dar a oportunizar aos fãs de subirem ao palco para falar e debater sobre seus quadrinhos e séries preferidas, ou mostrar seus trabalhos com quadrinhos e fanzines, o evento também convida profissionais e pesquisadores da área dos quadrinhos e dos fanzines para uma maior interação.

Durante o evento será debatido o mercado de quadrinhos, o uso dos quadrinhos na educação, onde os participantes, todos professores, falarão sobre suas experiências com o uso das Histórias em Quadrinhos como ferramenta de aprendizado. As novidades sobre séries de TV baseadas em HQs também terão espaço no evento.

Também ocorrerão duas mostras de quadrinhos com destaque para “Homem Força”, que é considerado o primeiro super-herói produzido e publicado no Rio Grande do Sul. A exposição irá apresentar páginas do personagem criado em 1967 por Altair Gelatti em Caxias do Sul.

O debate “Mercado Americano de Quadrinhos para Desenhistas Brasileiros” terá a participação de Daniel HDR, Matias Streb e Jader Corrêa que irão falar sobre suas experiências no mercado norte-americano de HQs. Todos os três são desenhistas profissionais de Histórias em Quadrinhos e realizam trabalhos para as editoras norte-americanas Marvel e DC Comics. Daniel também é professor na universidade Unisinos (São Leopoldo/RS). Marcel de Souza desenha “comissioned art” para os EUA.

Os editores independentes também poderão colocar suas publicações para venda na Feira de Publicações Independentes. O convidado especial deste ano será Joe Bennett, desenhista brasileiro com destaque nas editoras americanas Marvel e DC Comics.

Confira a programação:

9h às 20h – Mostra de Histórias em Quadrinhos do Grupo Quadrante Sul no hall de entrada da Casa do Pensamento, com presença da Família Falcote;

9h às 20h – Mostra “Homem Força”, HQs do primeiro super-herói gaúcho;

10h às 20h – Feira de Publicações Independentes;

9h – Abertura com exibição do vídeo do VII Mutação produzido por Law Tissot;

9h15 às 11h – Evento temático TelaHQ com Whovians/RS, Supernatural Brasil, TrekkeRS, The Walking Dead, Space 1999 – mediação Grupo Quadrante Sul;

11h às 12h – Debate “Mercado Americano de Quadrinhos para Desenhistas Brasileiros”, com Daniel HDR, Marcel de Souza, Matias Streb e Jader Corrêa – mediação Grupo Quadrante Sul;

13h às 15h – Universos Marvel & DC com Grupo HQG e presença de cosplayers;

15h às 16h30 – Mesa redonda “Quadrinhos na Educação” – convidados: Gelson Weschenfelder, Romir Rodrigues, Law Tissot e Daniel HDR – mediação Grupo Quadrante Sul;

16h30 às 18h – Bate papo com Joe Bennett e Marko Adjaric – mediação Grupo Quadrante Sul;

18h às 19h – Debate: “Fanzineiros do Século Passado” com Márcio Sno, Law Tissot e Henry Jaepelt – mediação Grupo Quadrante Sul;

19h às 20h – A Hora da Mutação, com Grupo Quadrante Sul, convidados, palestrantes, debatedores e público do 8º Mutação, na Casa do Pensamento;

20h – Encerramento.

Todas as atividades ocorrerão dento da Casa do Pensamento, junto à área infanto-juvenil da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. O 8º Mutação será no dia 2 de novembro de 2013 das 9h às 20h.

59ª Feira do Livro de Porto Alegre

Praça da Alfândega, s/nº – Centro
Porto Alegre – RS

Renato LebeauagendaAlex Doeppre,Altair Gelatti,Daniel HDR,Denilson Reis,fanzine,Feira do Livro de Porto Alegre,Grupo Quadrante Sul,Henry Jaepelt,Homem Força,Jader Correa,Jerônimo Souza,Joe Bennett,Law Tissot,Marcel de Souza,Marcelo Tomazi,Marko Adjaric,Matias Streb,Márcio Sno,MutaçãoO evento “Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop” chega a sua oitava edição mantendo a proposta de debater os quadrinhos a partir do diálogo entre fãs. O evento é produzido por fãs da nona arte para os fãs e leitores de quadrinhos e assuntos correlatos. Desde o ano passado...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe