Uma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos nacional já tem data e hora para acontecer. O 30º Troféu Angelo Agostini está confirmado, e acontecerá no dia 1º de fevereiro de 2014, a partir das 13h, na Biblioteca do Memorial da América Latina. Assim como nas edições anteriores, o Troféu Angelo Agostini acontece para marcar o Dia do Quadrinho Nacional!

As regras se mantiveram. A votação será aberta a todo mundo. Pode votar quadrinhista (profissional ou amador), estudioso, colecionador, aficcionado pelo quadrinho nacional e leitores de gibis ou tiras de jornais. Basta preencher a cédula eletrônica no blog da AQC-ESP – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo.

Após a apuração, os vitoriosos serão homenageados, com direito a debate, exposição e troféu. Como nos anos anteriores, já começaram as campanhas dos artistas pedindo votos. Essa é uma atitude que a organização vê como saudável: “É normal os artistas fazerem campanhas entre seus conhecidos, alunos e fãs, até porque se o artista não mostrar seu trabalho pro Brasil inteiro, não tem como ser conhecido (e votado)”, está escrito no blog da AQC-ESP.

A organização do Troféu Angelo Agostini também informou que está em processo o voto eletrônico o controle dos votantes pelo endereço IP, cadastro prévio ou número de documento. Caso não seja possível até a data de abertura da votação, o controle será como no ano passado: votos sequenciados (com intervalos curtos) serão considerados abusivos e descartados, garantindo assim uma campanha limpa.

No ano passado a apuração coordenada por Fernando dos Santos foi a mais rápida da história e também a eleição com a maior participação da história do prêmio: QUASE 15 MIL VOTOS (exatos 14.937).

Cada interessado pode votar em oito categorias no prêmio Angelo Agostini: Melhor Desenhista, Melhor Roteirista, Melhor Cartunista, Melhor Lançamento, Melhor Lançamento Independente, Melhor Fanzine, Prêmio (Contribuição ao Quadrinho Nacional) Jayme Cortez e Mestres do Quadrinho Nacional.

Uma ação que a AQC-ESP está promovendo para essa edição do Troféu Angelo Agostini é uma homenagem que envolve o blog, uma exposição e um DVD. Qualquer um, de qualquer parte do Brasil (ou fora) pode produzir uma charge, cartum ou ilustração (pode ter seu personagem ou não) comemorando os 30 anos em que o nome de Agostini e mais 106 Mestres foram lembrados e premiados, além de centenas de desenhistas, roteiristas, estudiosos, revistas e fanzines.

Os trabalhos em 300 dpi (colorido ou p/b), formato A3 (40 x 30cm) horizontal (para ficar no formato do vídeo) deverão ser enviados até 15/1/14 (para entrar no DVD) ou até 20/1/14 (para a Expo na Escola Pandora) com o título “AQC e você” para 3 e-mails: [email protected], [email protected] e [email protected].

As artes serão publicadas no Blog da Associação, incluídos nos “Extras” do DVD-documentário “DESVENDANDO ANGELO AGOSTINI – 30 ANOS DA AQC” e na exposição da Escola de Arte Pandora, em Campinas (para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, 30 de Janeiro).

30º Troféu Angelo Agostini

Quando: 1/2/2014 às 13h
Organização: AQC-ESP
Biblioteca do Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
São Paulo – SP
(11) 3823-4600

Renato LebeauagendaAngêlo Agostini,AQC-ESPUma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos nacional já tem data e hora para acontecer. O 30º Troféu Angelo Agostini está confirmado, e acontecerá no dia 1º de fevereiro de 2014, a partir das 13h, na Biblioteca do Memorial da América Latina. Assim como nas edições anteriores, o Troféu...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe