ATUALIZAÇÃO: Evento acontecerá no Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina. A mudança de última hora foi necessária para o uso de mesas com vidro, próprias para resguardar os gibis da exposição das revistas dos Trapalhões da editora Bloch e a qualidade dos originais, que não precisarão ser colados em biombos com fita adesivas.

No próximo sábado, 2 de fevereiro, a partir das 14 horas, os fãs e admiradores das histórias em quadrinhos poderão acompanhar a entrega do 29º Troféu Angelo Agostini, em comemoração ao “Dia do Quadrinho Nacional”.

O “Dia do Quadrinho Nacional” é comemorado em 30 de janeiro em homenagem a Angelo Agostini criador da primeira História em Quadrinhos brasileira em arte sequencial e com um personagem fixo, que teve o início de sua publicação no dia 30 de janeiro de 1869.

Sob seu traço, o título As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte durou nove capítulos. Nascido em 1843 na cidade italiana de Vercelli , Piemonte, Angelo Agostini foi o primeiro artista de quadrinhos do Brasil e um dos primeiros do mundo. Cartunista, caricaturista, ilustrador e crítico, Angelo Agostini passou sua infância e adolescência em Paris e chegou em 1859 na cidade de São Paulo.

Para comemorar a data, a AQC-ESP (Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo) criou em 1984 o Prêmio Angelo Agostini, que visa homenagear e premiar os melhores artistas do ano anterior e destacar os mestres do quadrinho nacional.

Por meio da votação on-line, foram registrados 14.937 votos, entre profissionais da área, amadores, estudiosos e aficionados pelos quadrinhos nacionais. Confira abaixo os vencedores:

Melhor Desenhista: Danilo Beyruth
Roteirista: Petra Leão
Cartunista: Jean Galvão
Lançamento: O Astronauta (Panini)
Lançamento independente: Last RPG Fantasy
Prêmio Jayme Cortez: Gibicon Curitiba
Fanzine: Quadrante Sul (RS)
Mestres: Marcos Maldonado, Júlio Emílio Braz, Jô Fevereiro.

O evento tem entrada franca e terá início as 13h30 com a abertura do espaço “Banca da Comix” e Exposição “Trapalhões Estudio Ely Barbosa”. A abertura oficial será às 14 horas, com o Presidente do Memorial da América Latina, João Batista de Andrade e Gonçalo Silva Jr., Gerente de Comunicação.

As 14h30 terá início uma Mesa redonda “Os Quadrinhos dos Trapalhões no Estudio Ely Barbosa” com a participação de Otávio Barbosa, Eduardo Vetillo, Bira Dantas, Alexandre Silva e Cidão Norberto.

29º Prêmio Angelo Agostini

2 de fevereiro – início as 13h30
Auditório do Anexo dos Congressistas do Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Entrada Franca
Organização: Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) www.aqcsp.blogspot.com e Memorial da América Latina.

Renato LebeauagendaAngêlo Agostini,AQC-ESP,Danilo Beyruth,Jô Fevereiro,Júlio Emílio Braz,Jean Galvão,Marcos Maldonado,Memorial da América Latina,Petra LeãoATUALIZAÇÃO: Evento acontecerá no Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina. A mudança de última hora foi necessária para o uso de mesas com vidro, próprias para resguardar os gibis da exposição das revistas dos Trapalhões da editora Bloch e a qualidade dos originais, que não precisarão ser...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe