AQC-SP divulga os vencedores e programação do evento

No último sábado, dia 14 de janeiro, foi realizada uma reunião aberta da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), onde os participantes fizeram a contagem da votação do 28º Troféu Angelo Agostini, realizada entre profissionais da área, amadores, estudiosos e aficionados pelos quadrinhos nacionais.

Nesta edição, segundo divulgação, um total de 480 votos de todo o Brasil, o que dobra o número de votantes da edição de 2011. Confira o resultado:

Melhor Desenhista – Maurílio DNA
Melhor Roteirista – Daniel Esteves
Melhor Cartunista – Gustavo Duarte
Melhor Lançamento – Ação Magazine (Lancaster Editorial)
Melhor Lançamento Independente – Love Hurts (Murilo Martins)
Melhor Fanzine – Miséria (Coletivo Miséria)
Troféu Jayme Cortez – Afonso Andrade, em nome do FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos de BH)
Mestres do Quadrinho Nacional: Bira Dantas, Fernando Gonsales, Lourenço Mutarelli e Moacir Torres

Criado em 1984, o Prêmio Angelo Agostini homenageia os melhores artistas do ano anterior e destaca os mestres do quadrinho nacional. Seu nome é em memória de Angelo Agostini , que segundo registros históricos, foi quem criou a primeira história em quadrinhos, em seqüência e com um personagem fixo, no Brasil, que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. Agostini também foi um dos fundadores da mais importante revista infantil brasileira, a popular “O Tico Tico”.

A entrega do 28º Prêmio Angelo Agostini, aos melhores do quadrinho nacional do ano de 2011, já tem data e hora marcada. A festa será realizada no dia 4 de fevereiro de 2012, sábado, a partir da 14h30, no Espaço Cultural Instituto Cervantes. A entrada é franca e aberta todos os interessados.

O evento também é um momento de encontro entre grandes artistas, jovens talentos e fãs da arte desenhada. Confira a programação:

14h (Saguão) Abertura do espaço da Comix Book Shop e do Coletivo Quarto Mundo
14h Lançamento das revistas Calafrio 53 e 54 com autógrafos de Rodolfo Zalla
14hLançamento do documentário “Ao Mestre com Carinho” de Márcio Baraldi
14h30 (Auditorio) Debate: “A Nova Lei Brasileira dos Quadrinhos na Opinião dos Profissionais” com os artistas Jal, Márcio Baraldi e Spacca e o editor Guilherme Kroll (Balão Editorial), mediação do jornalista e editor do blog Papo de Quadrinho, Jota Silvestre
16h00 Entrega dos Prêmios Ângelo Agostini aos melhores do quadrinho nacional do ano de 2011

Atividades pararelas:
Criação de uma HQ coletiva (os presentes serão convidados a desenhar uma seqüência de uma HQ, com tema escolhido no início dos trabalhos).
Exposição de tela a óleo do artista WilliamMR tendo como inspiração Ângelo Agostini
Presença dos autores da revista “Picles” (pode ser adquirida na Banca da Comix)

Vale lembrar que o 28º Angelo Agostini é um evento promovido pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e do o Instituto Cervantes de São Paulo, e conta com o apoio da Comix Book Shop, da Inarco Internacional e do Coletivo Quarto Mundo.

A ilustração que abre este post é de Nestablo Ramos (arte) e de Juliano Oliveira (cores).

Espaço Cultural Instituto Cervantes
Avenida Paulista, 2439 – Cerqueira César
São Paulo – SP
(11) 3061-0011

Renato LebeauagendaAção Magazine,Angêlo Agostini,Bira Dantas,Coletivo Miséria,Daniel Esteves,Fernando Gonsales,Gustavo Duarte,Lourenço Mutarelli,Love Hurts,Maurílio DNA,Moacir TorresAQC-SP divulga os vencedores e programação do evento No último sábado, dia 14 de janeiro, foi realizada uma reunião aberta da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), onde os participantes fizeram a contagem da votação do 28º Troféu Angelo Agostini, realizada entre profissionais da área,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe